O selo irá ajudar o consumidor a decidir por adquirir um produto com certificação e origem e que cumpre na sua produção todos os requisitos da legislação sanitária brasileira, além de obedecer as regras ambientais e normas trabalhistas vigentes.
A Associação Brasileira de Frigoríficos está preparando o lançamento de um selo de qualidade para a carne bovina comercializada no mercado interno.
Segundo presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar, este trabalho é uma sequência das campanhas que a Associação está produzindo desde o final de 2012 para combater o abate clandestino no país, que ainda representa quase 30% do mercado.
O selo irá ajudar o consumidor a decidir por adquirir um produto com certificação e origem e que cumpre na sua produção todos os requisitos da legislação sanitária brasileira, além de obedecer as regras ambientais e normas trabalhistas vigentes.
A expectativa é que o selo de qualidade da carne bovina seja lançado até o final do ano em todo o país.
Qual sua opinião sobre o lançamento desse selo? Por favor comente abaixo.
Fonte: Abrafrigo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
2 Comments
Lançado até o final do ano em todo o país?
Como esta decisão foi tomada, tem o apoio das grandes indústrias?
Por que não começar pequeno, regionalmente, e avaliar o andamento? Se há abate ilegal, para criarem o selo ilegal não é muito difícil.
Quando um País tem suas Instituições desacreditadas, haja selos e carimbos. Entendo perfeitamente o esforço para vencer a batalha contra a clandestinidade e etc.. Mas é oportuno arguir o aumento dos custos, além de se prever a banalização desta ferramenta, que com certeza, será usada ,também, pelos mafiosos. Ora, a produção e oferta de alimentos dentro dos Padrões, Higiênico – Sanitários e Tecnológicos ,remete às Normas Leis e Regulamentos, como também, as Legislações atinentes ao Meio Ambiente . O vício de origem está em que o Carimbo do SIF, se é o que me parece, já não mereceria confiança e que os Órgãos responsáveis de Meio Ambiente e, ainda o Ministério do Trabalho são inoperantes, ou não merecem fé. Assim a Iniciativa Privada, estaria assumindo compromisso perante ao consumidor, validando assim seus próprios procedimentos. A usar isto como regras de procedimentos aí poderemos ver também desfilando nas ruas, pessoas com crachás (selos de garantia) onde se declararia, Sou Honesto, Sou Homem, ou outros Adjetivos para evidenciar suas imagens imaculadas, uma vez que passamos por um momento, que as qualidades morais estão em baixa.. É só.