Mercados Futuros – 14/08/08
14 de agosto de 2008
Nelore Brasil: Ranking Nacional da ACNB busca avaliar o desenvolvimento dos animais da raça Nelore em todo o Brasil (Vídeo)
18 de agosto de 2008

Abrafrigo denuncia grandes frigoríficos de “dumping”

Além da escassez de boi gordo para o abate que está se verificando em praticamente todos os estados brasileiros e está levando ao fechamento e a concessão de férias coletivas em muitas unidades, os pequenos e médios frigoríficos brasileiros estão se defrontando com uma estratégia de "dumping" por parte dos grandes frigoríficos para asfixiar e eliminar a concorrência no setor. A denúncia é da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).

Além da escassez de boi gordo para o abate que está se verificando em praticamente todos os estados brasileiros e está levando ao fechamento e a concessão de férias coletivas em muitas unidades, os pequenos e médios frigoríficos brasileiros estão se defrontando com uma estratégia de “dumping” por parte dos grandes frigoríficos para asfixiar e eliminar a concorrência no setor. A denúncia é da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).

“Os grandes frigoríficos estão vendendo sua produção de boi casado por preços inferiores ao preço de mercado em mais de 10%”, explica Péricles Salazar, presidente da entidade e do Sindicarnes Paraná. “E estão fazendo isso com dinheiro do governo porque tomam recursos do BNDES para subsidiar seus prejuízos”, acrescenta.

Segundo a Abrafrigo, este tipo de concorrência desleal – onde o grande frigorífico paga um preço maior pelo boi e vende a um preço menor – está levando muitos pequenos e médios frigoríficos a fecharem suas portas e a serem incorporados ou vendidos, aumentando a concentração no setor e diminuindo a concorrência, “numa espécie de canibalismo que também está eliminando empresas e empregos no setor”.

Segundo notícia do jornal Valor Econômico, o diretor-executivo da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), Luiz Carlos de Oliveira, afirmou ontem que “ao acusador cabe o ônus da prova”. Ele disse que a “aritmética da Abrafigo vai na contramão” do que ocorre hoje no mercado, quando frigoríficos enfrentam aumento de custos por conta da alta do boi. “Para a indústria com SIF (Serviço de Inspeção Federal), a matéria-prima corresponde a 80% do custo de produção”, disse. Ele contestou a acusação de que as empresas utilizam recursos do BNDES para financiar a produção. Segundo ele, os recursos são usados para a expansão e modernização dos frigoríficos.

0 Comments

  1. Orlando Sanches Garcia Filho disse:

    Boa tarde leitores do Brasil, estou de pleno acordo com o Sr. Luiz Carlos de Oliveira, quem tem café no bule, não falta boi. Está difícil, mas para o Marfrig, Independencia, Bertin, Friboi, não falta boi, mas para quem ainda brinca com os pecuaristas e não cumpre, o fio do bigode não tem boi mesmo! O mercado é sério amigos.

  2. Alberto Baggio Neto disse:

    Parece que a concorrência entre a indústria frigorífica cada vez está mais acirrada. Vê-se no horizonte quebradeiras no setor e prejuízos à cadeia produtiva da carne bovina. Infelizmente.

  3. vagner salau may disse:

    boa tarde, ao pessoal da beefpoint.
    Esta materia que esta circulando nos principais jornais do Brasil sobre o “dumping”
    é muito interesante que se venha a tona, nós que somos pequenos é que pagamos o pato, diente os nós clientes, perante esta concorrencia esmagadora desleal mas que os nossos clientes não entende o porque não temos preços para concorrer com gigantes da carne que apesar de tudo temos custos bem inferiores a eles e não cosegimos concorrer, aqui no Rio Grande do Sul na Região da Campanha Gaucha a onde esta o boi no Riogrande temos resentemente uma industria do cenário nacional conhecido por todos do ramo da carne a gigante MARFRIG GROUP que esta aniquilando a todos com seus preços que não existente calculos que nem mesmo os colaboradores entendem. a legitima concorrencia desleal até quando ninguém sabe.

  4. Wesley Gomes de Souza disse:

    Parabens, à Abrafrigo pela denuncia e ao BeefPoint pela reportagem, pois, utilizamos um frigorífico de pequeno porte, para abatermos os animais que distribuimos e o proprietário do friforífico, infelizmente teve que mandar a semana passada, aproximadamente 50 funcionários embora, por causa da concorrência desleal, vamos ver se, haverá alguma providência, novamente.

  5. Gil Marcos de Oliveira Reis disse:

    Resposta ao sr. Clovis Jose de Oliveira Filho de Botucatu – São Paulo – Proprietário do Frigoríficos clovis jose de oliveira filho & cia ltda:

    Com o BNDES alimentando, com muito dinheiro, os maiores devedores do setor de frigoríficos o negócio deixou de ser a industrialização da carne e aí preço é apenas um dos ingredientes. O negócio deixou de ser industrial para ser financeiro, meu amigo se esperte eles vão querer engolir e quebrar os pequenos e médios. Quem estiver no caminho ou vai sair do negócio, ou vender, ou quebrar.

    Nenhum dos financiados conseguiria cadastro para tirar um cartão de crédito, a não ser que houvesse muita tolerância e esperança. Esses dois ingredientes já quebraram muitos banco. Não fique preocupado, não vai acontecer nada com o BNDES, ele trabalha com o dinheiro da viúva.

    Mais uma vez não fique preocupado o Brasil é o país dos milagres, a Abrafrigo denunciando seus associados e os melhores.

    Parabéns para a quase ex-Abrafrigo.