O Presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Pessoa Salazar enviou um comentário ao artigo “Abrafrigo: recuo no preço não chega ao consumidor“, onde informa que a instituição irá realizar um levantamento dos preços da carne no varejo, que será divulgado semanalmente, na tentativa de melhorar o desenvolvimento da pecuária de corte brasileira. Abaixo leia a carta na íntegra.
“A ABRAFRIGO vai começar a divulgar semanalmente os preços médios dos principais cortes de carne bovina como também os preços médios dos mesmos cortes a nível do varejo, particularmente nos supermercados, os quais são os responsáveis por 70% da carne vendida no país.
Esta amostragem será feita em algumas capitais brasileiras.
A finalidade será mostrar para o universo da cadeia produtiva, como também os órgãos de defesa dos consumidores e os órgãos públicos qual o elo da cadeia produtiva que tem a fatia do leão, sendo esta uma das razões que dificultam o desenvolvimento da pecuária de corte brasileira. E, diga-se, não apenas desta cadeia, mas sim de uma variada gama de cadeias produtivas, incluindo também a do frango e do suíno.
A ABRAFRIGO estimula as entidades dos demais setores das proteínas animais e vegetais a a procederem da mesma forma, entendendo que não nos resta outra alternativa senão a de tornar pública estas informações.”
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Grande iniciativa.
Até que enfim a cadeia está acordando para a necessidade de um diálogo entre todos os envolvidos.
O consumidor sempre acredita que o culpado pelos altos preços é o segmento de produção. Entretanto agora esperamos que a máscara do segmento de varejo caia e se mostre realmente os responsáveis por esses preços abusivos que os consumidores são obrigados a pagar e por esses preços absurdamente baixos que os produtores são obrigados a suportar.
Crise serve é para isso mesmo, rever conceitos.
Até que enfim uma boa noticia.
Espero que esse trabalho seja divulgado para que autoridades, consumidores e até mesmo, nós produtores, saibamos quanto e qual elo da cadeia da carne, está levando a maior fatia do bolo.
É importante que entidades representativas dos produtores, acompanhem este trabalho. E por fim, que este canal de informação, seja o divulgador destas informações.
Sem mais.
João Luiz Mella.
Espera-se que com essa iniciativa não se consolide um monopólio de preços tanto no varejo como no atacado.
Que não se escute de frigoríficos: “Estamos praticando os preços que das principais praças”
Há de se pensar nos dois lados da moeda, pode-se criar a partir dai uma diminuição na concorrência que, como já se conhece, é desleal para o lado do produtor.