Mercado Físico da Vaca – 25/11/09
25 de novembro de 2009
Mercados Futuros – 26/11/09
27 de novembro de 2009

Abrafrigo muda estrutura buscando mais agilidade

A Abrafrigo fez uma mudança importante no seu formato institucional. No início de novembro, foram criados os cargos de Presidente Executivo da entidade e Conselho de Administração, além do Departamento de Exportação, um setor que, com a ampliação da atuação da Associação passou a ser necessário, a partir da solicitação dos seus integrantes.

Criada em 2004, como entidade representativa do segmento industrial da carne bovina que atua no mercado interno e no comércio exterior, com atuação nacional, congregando empresas, sindicatos e associações estaduais da indústria de carnes, a Abrafrigo fez sua primeira mudança importante no seu formato institucional. No último dia 6 de novembro, numa reunião realizada nas instalações da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP), foram criados os cargos de Presidente Executivo da entidade e o seu Conselho de Administração (C.A.), além de se dar posse ao novo diretor do recém-criado Departamento de Exportação, um setor que, com a ampliação da atuação da Associação passou a ser necessário, a partir da solicitação dos seus integrantes.

Da reunião participaram aproximadamente 35 integrantes da diretoria da entidade que aprovaram a reforma dos estatutos e indicaram para exercer o cargo de primeiro presidente do C.A. o empresário e suplente de senador pelo Tocantins, José João Batista Stival. Para a Presidência Executiva, o indicado foi o atual presidente da Abrafrigo, Péricles Salazar e na Diretoria de Comércio Exterior assumiu Thomas C.S. Kim. Fazem parte do Conselho, a partir de agora, todos os presidentes de sindicatos filiados a entidade.

Com o Conselho de Administração e a Presidência Executiva, a Abrafrigo adota um moderno instrumento de gestão. Trata-se de uma estrutura que substitui, em certos casos, a instalação da assembléia-geral, órgão societário de quem a complexa burocracia rouba a agilidade. Nele pode-se reunir com certa regularidade as pessoas que se interessam pelo setor para discutir o desempenho da entidade, os desafios que ela vem enfrentando, além das estratégias que devem ser utilizadas para alcançar as metas oferecendo um feedback ao Presidente Executivo sobre a percepção do Conselho.

As informações são da Abrafrigo, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.