SDE pede a condenação de frigoríficos por cartelização
21 de agosto de 2006
Análise gráfica – introdução
23 de agosto de 2006

Abrafrigo: parecer da SDE arranha imagem do produto

O presidente da Abrafrigo, João José Stival, afirmou, em notícia publicada no jornal Valor Econômico, que o parecer da SDE, recomendando ao Cade a condenação de 8 frigoríficos por formação de cartel, deve "arranhar a imagem" da carne brasileira no mercado internacional.

O presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), João José Stival, afirmou, em notícia publicada no jornal Valor Econômico, que o parecer da SDE (Secretaria de Direito Econômico), recomendando ao Cade a condenação de 8 frigoríficos por formação de cartel, deve “arranhar a imagem” da carne brasileira no mercado internacional. “Nossos concorrentes lá fora vão se aproveitar disso”, afirmou. Além disso, o Mapa está preocupado com a repercussão da condenação sobre as decisões de uma missão veterinária dos EUA que está no Brasil.

A notícia informa ainda que o deputado Ronaldo Caiado (PFL), que ajudou a impetrar o processo na SDE, afirmou que a punição com multas deve ser ampliada para impedir o acesso das empresas a recursos do BNDES, “e também evitar a verticalização do processo produtivo, como o confinamento, que busca acabar com os pecuaristas”.

0 Comments

  1. Fábio Reis disse:

    A imagem da carne no Brasil não vai ser afetada e sim os empresários da indústria de carne que são oportunistas e que exploram os produtores rurais.

    O deputado citado foi muito feliz em suas colocações, porque o governo federal abandonou os pecuaristas. Vacinas como aftosa e raiva deveriam ser doadas para o produtor, esta seria uma forma de erradicar a doença.

    O setor está em crise, e que se agrava pela exploração por parte da indústria da carne, que deveria ser mais inteligente e dar oportunidades de ganhos para o produtor, que se não tiver apoio, vai abandonar a atividade. Se isto ocorrer em grande escala, como os frigoríficos ficariam com a escassez do boi para eles exportarem a carne? No mínimo, eles deveriam ser aliados, e não como antigamente, na dinastia de reis e camponeses!