"Devemos fechar o ano com estabilidade no volume (de vendas)", disse o presidente da Abras, Sussumu Honda. "Nos próximos anos, o crescimento em volume deve ser moderado... o setor não consegue sustentar os níveis de 6 por cento (de crescimento em volume) já atingidos".
Os supermercados brasileiros devem encerrar 2012 com volume de vendas praticamente estável em relação ao ano passado, resultado de preços mais altos e mudanças no comportamento do consumidor, tendência que deve se manter também no próximo ano. A Abras (Associação Brasileira de Supermercados), divulgou nesta terça-feira (27) que o volume de vendas acumulado de janeiro a outubro teve ligeira queda de 0,2%, revertendo o cenário visto um ano antes, quando houve alta de 2% sobre 2010. Em 2011 como um todo, o volume de vendas subiu 1,8% sobre o ano anterior.
“Com o aumento de renda, o consumidor também está sofisticando seus hábitos de consumo, buscando experimentar novidades”, acrescentou o diretor de atendimento ao varejo da Nielsen, Olegário Araújo. “Devemos fechar o ano com estabilidade no volume (de vendas)”, disse o presidente da Abras, Sussumu Honda. “Nos próximos anos, o crescimento em volume deve ser moderado… o setor não consegue sustentar os níveis de 6 por cento (de crescimento em volume) já atingidos”.
A Abras informou também que as vendas reais dos supermercados brasileiros subiram 2,38% em outubro, na comparação com o mesmo mês em 2011. Em relação a setembro, houve alta de 2,2%. Nos dez meses do ano até outubro, as vendas cresceram 5,18%, em linha com a previsão da associação para o fechado de 2012, de aumento de cerca de 5%.
Fonte: Reuters, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.