Atualmente no mundo a preocupação com as mudanças climáticas está ocupando discussões, planejamentos e ações em todas as nações, já que esta diariamente afeta milhares de consumidores dos nossos alimentos de maneira trágica e até mesmo fatal. No Brasil os exemplos práticos destas tragédias são: engenharias de barragens sendo destruídas pela natureza, aviões projetados para resistir a turbulências atômicas sendo desintegrados em zonas de convergências tropicais, a região sul secando, a norte e nordeste inundando. Com todo este dinamismo preocupante no mínimo é revoltante quando nossos ditos representantes do poder público e privado ficam procurando culpados por este amadorismo que vem sendo praticado a décadas no campo e não encontram a solução efetiva dos problemas.
Desde 1972 a ONU estabeleceu o dia cinco de junho como data de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 2009 o tema da campanha é o seguinte:
Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas.
Atualmente no mundo a preocupação com as mudanças climáticas está ocupando discussões, planejamentos e ações em todas as nações (muitas já não possuem o que preservar!), já que esta diariamente afeta milhares de consumidores dos nossos alimentos de maneira trágica e até mesmo fatal.
No Brasil os exemplos práticos destas tragédias são: engenharias de barragens sendo destruídas pela natureza, aviões projetados para resistir a turbulências atômicas sendo desintegrados em zonas de convergências tropicais, a região sul secando, a norte e nordeste inundando.
Com todo este dinamismo preocupante (que nós podemos melhorar com mudanças de atitudes ambientais) no mínimo é revoltante quando nossos ditos representantes do poder público e privado ficam procurando culpados por este amadorismo (ex. INCRA na década de 80 aqui na região Araguaia-Xingu exigia nos projetos financeiros motosserras para liberar recursos, Fonte: comunicação pessoal com inúmeros produtores familiares) que vem sendo praticado a décadas no campo e não encontram a solução efetiva dos problemas.
Não é possível da noite para o dia, nem com ações de guerra (como vem praticando o MMA aqui na região) alterar esta realidade.
Porém dentro das empresas rurais (populares fazendas, glebas, posses) há muito que se melhorar principalmente com que diz respeito á preservação de água, renda das pessoas, produtividade e qualidade do agroalimento, tanto para consumo próprio como para atender os mais exigentes mercados globalizados.
Finalmente políticas fundiárias, por que este tema é tão pouco discutido e efetivado no poder público e privado, existem brasileiros padecendo em conflitos agrários no século 21 pessoal. Quantas vidas precisaram se perder para que o MMA, CNA e outros se comovam, parem com os discursos ofensivos e ajam?
Retornando, a data comemorativa de hoje tem como objetivos, desde 1972:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero. Fonte: www.ambientebrasil.com.br, acessado em 05/06/2009
0 Comments
O modismo e/ou a nova “religião” do aquecimento global simplesmente “escomunga” ou “condena ao inferno” quem ousar falar contra; mas vamos a alguns fatos que não são divulgados:
*Principal gás do efeito estufa é CO2: falso! É o vapor d´água!
*Aquecimento global: fato!
*Aquecimento global antrópico: pouco provável!
*Relação direta entre CO2 e temperatura: fato!
*Entre 400 a 800 anos após a temperatura se elevar o CO2 se eleva, e não o contrário ( dados podem ser observados no site sobre pesquisa em “deep ice core” e o Vostok é um deles.
*Temperatura na antártica está se elevando: fato, subiu 0,26 graus.
*O que não nos informam também é que aumentou a espessura da cobertura de gelo na antártica oriental que detem mais de 80% do gelo do planeta ( lembrem-se que temperaturas mais altas implicam em maiores precipitações que na antártica se traduz em neve )
*”Nunca antes o planeta esteve tão quente…”: falso!
*Há 1.000 anos passamos pelo ótimo climático medieval e as temperaturas eram até um pouco superiores às atuais, prova disso é que os vikings colonizaram sitios na Groenlândia, locais estes que hoje são de ocupação inviável pelo frio!
*”As temperaturas nunca mudaram tão rápido…”
*Há cerca de 13.000 anos atrás as temperaturas se elevam cerca de 8 graus num período de talvez uma década ( isto mesmo, 10 anos ) ; e os ursos polares continuam entre nós…
*”Temperaturas mais elevadas destruirão o planeta…”
*Há 200.000.000 de anos atrás os niveis de CO2 eram de cerca 3.000 ppm ( 9x mais que hoje) e este período ficou conhecido como carbonífero, onde a vegetação foi tão luxuriante como o planeta nunca tinha presenciado…
*”O CO2 é o grande responsável pela elevação da temperatura do planeta…”
*A temperatura começou a se elevar em meados de 1.800 ao fim da “pequena era do gelo”, mas entre 1.940 e 1.970 justamente quando realmente houve o “boom” do consumismo mundial e maiores emissões de carbono, as temperaturas globais cairam, tanto que a maior parte da comunidade cientifica internacional falava em uma “nova era do gelo”…
*”Ciêntistas afirmam que os céticos estão errados e que no ótimo climático do holoceno e medieval as temperaturas não eram superiores às de hoje…”
*Todas estas afirmações se baseiam nos “estudos” do professor Michael Mann do MIT, que simplesmente ignorou toda a história climática do planeta e lançou a tese cujo simbolo é o “hockey stick”; é talvez o primeiro caso na ciência em que uma teoria não é debatida entre os pares, já que o autor se negou a informar os dados “proxies” e a metodologia que o levou à suas “novas conclusões”.
*Dados de estações metereológicas indicam aumento de temperatura na superfície do planeta: fato! ( vale aqui lembrar que a maioria absoluta destas estações ficam próximas à regiões urbanas, reconhecidas “ilhas de calor”).
*Para tristeza de muitos, a troposfera que deveria aquecer mais que a superfície do planeta se a causa fosse o CO2, não mostra tal aquecimento…
Helio C Jr
Prezado Sr. Helio,
muito obrigado pelas informações muito eriquecedoras, porém o clima, aqui na região Amazônia esta bem alterado principalmente com relação ao aquecimento global que vem afetando diretamente a precipitação pluviométrica (popular volume de água das chuvas) ,a distribuição desta durante os meses e temperatura
ambiente, estas são alterações drasticas que ocorrem ano-ano.
Vivendo a vinte anos no estado do Mato Grosso (única região do mundo que há biomas pantaneiro, cerrado, amazônico e suas transições) é preocupante os estragos ambientais os quais vivencio!
Modismo, ceticismo ou fato,deixo o sr definir, porém gostaria de recomendar um literaura mais tropicalizada, pois a americanizada é bem criticada mundo afora.
Grato.
Breno.