Síntese Agropecuária BM&F – 20/03/03
20 de março de 2003
Iagro interdita frigoríficos e propriedades no MS
24 de março de 2003

ACNB lança “Circuito Boi Verde” de julgamento de carcaças

A Associação de Criadores de Nelore do Brasil inicia, neste mês de março, a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Desempenho da Raça Nelore, torneio criado a partir dos julgamentos de carcaças promovidos pelo PQNN.

Integrar nacionalmente a cadeia produtiva do Nelore, estimular a cooperação e o trabalho de equipe entre pecuaristas, Associações Estaduais da raça e ACNB. Estes são os objetivos básicos do Campeonato Brasileiro de Desempenho da Raça Nelore, ou 1o Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças, promovido e gerenciado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

A entidade planeja, através desse trabalho, mapear o desempenho frigorífico da raça nos diferentes Estados brasileiros e orquestrar a cadeia produtiva Nelore. O projeto conta com a cooperação e comprometimento das Associações Estaduais conveniadas à ACNB. Para participar, o pecuarista deve ser associado na categoria sócio-produtor.

Os abates técnicos serão conduzidos de acordo com o Regulamento dos Julgamentos de Carcaças, publicado recentemente. O circuito começa no dia 21, em Ribas do Rio Pardo/MS e deverá terminar em data que será definida conforme o ano calendário do ranking da entidade nacional, que se estende até setembro de 2003. As Associações Estaduais definirão as datas e os locais para a realização dos abates regionais e a Nelore do Brasil disponibilizará o técnico para a coordenação dos mesmos.

A pontuação dos resultados regionais será processada pela ACNB, etapa a etapa, garantindo um coeficiente de ajuste para equacionar a tabela competitiva. As Associações Estaduais que obtiverem os campeões das categorias serão premiadas com o Troféu Destaque Nacional. Já os Estados que se destacarem receberão o Troféu Qualidade e Produtividade Nacional.

As unidades do Frigorífico Marfrig localizadas em Ribas do Rio Pardo e Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, inauguram a 1a Etapa do Circuito “Boi Verde” de Julgamento de Carcaças, com sub-etapas programadas para os dias 21 a 27 de março e premiação no dia 28.

O julgamento é composto por três fases: julgamento “in vivo”, julgamento das carcaças quentes e julgamento das carcaças resfriadas. O valor da arroba será negociado conforme preço do dia e as carcaças que se enquadrarem no padrão PQNN terão bonificação de 1% sobre o valor da arroba.

A Associação Brasileira do Novilho Precoce adiantou-se e é a primeira entidade brasileira a filiar-se ao Circuito Boi Verde. A filiação ocorreu através de um convênio de cooperação técnica, assinado entre a ABNP e a ACNB.

Fonte: Assessoria de imprensa ACNB

Os comentários estão encerrados.