Marca VR promove leilão neste sábado às 16h
21 de março de 2003
Limousin Paraná promove Dia de Campo
21 de março de 2003

ACNB lança “Circuito Boi Verde” de julgamento de carcaças

A Associação de Criadores de Nelore do Brasil inicia, neste mês de março, a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Desempenho da Raça Nelore, torneio criado a partir dos julgamentos de carcaças promovidos pelo PQNN.

Integrar nacionalmente a cadeia produtiva do Nelore, estimular a cooperação e o trabalho de equipe entre pecuaristas, Associações Estaduais da raça e ACNB. Estes são os objetivos básicos do Campeonato Brasileiro de Desempenho da Raça Nelore, ou 1o Circuito Boi Verde de Julgamento de Carcaças, promovido e gerenciado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil.

A entidade planeja, através desse trabalho, mapear o desempenho frigorífico da raça nos diferentes Estados brasileiros e orquestrar a cadeia produtiva Nelore. O projeto conta com a cooperação e comprometimento das Associações Estaduais conveniadas à ACNB. Para participar, o pecuarista deve ser associado na categoria sócio-produtor.

Os abates técnicos serão conduzidos de acordo com o Regulamento dos Julgamentos de Carcaças, publicado recentemente. O circuito começa no dia 21, em Ribas do Rio Pardo/MS e deverá terminar em data que será definida conforme o ano calendário do ranking da entidade nacional, que se estende até setembro de 2003. As Associações Estaduais definirão as datas e os locais para a realização dos abates regionais e a Nelore do Brasil disponibilizará o técnico para a coordenação dos mesmos.

A pontuação dos resultados regionais será processada pela ACNB, etapa a etapa, garantindo um coeficiente de ajuste para equacionar a tabela competitiva. As Associações Estaduais que obtiverem os campeões das categorias serão premiadas com o Troféu Destaque Nacional. Já os Estados que se destacarem receberão o Troféu Qualidade e Produtividade Nacional.

As unidades do Frigorífico Marfrig localizadas em Ribas do Rio Pardo e Bataguassu, no Mato Grosso do Sul, inauguram a 1a Etapa do Circuito “Boi Verde” de Julgamento de Carcaças, com sub-etapas programadas para os dias 21 a 27 de março e premiação no dia 28.

O julgamento é composto por três fases: julgamento “in vivo”, julgamento das carcaças quentes e julgamento das carcaças resfriadas. O valor da arroba será negociado conforme preço do dia e as carcaças que se enquadrarem no padrão PQNN terão bonificação de 1% sobre o valor da arroba.

A Associação Brasileira do Novilho Precoce adiantou-se e é a primeira entidade brasileira a filiar-se ao Circuito Boi Verde. A filiação ocorreu através de um convênio de cooperação técnica, assinado entre a ABNP e a ACNB.

Fonte: Assessoria de imprensa ACNB

Comments are closed.