PR: missão européia conhece controle sanitário
31 de janeiro de 2006
Brachiaria híbrida Mulato no IZ: assista o video
2 de fevereiro de 2006

Ações para 2006: giro, posicionamento e custos

O BeefPoint divulga mais opiniões sobre as novas ações para 2006, levantadas através da enquete “O que você vai fazer diferente na parte técnica, gerencial e de mercado em 2006?”. Confira abaixo algumas opiniões registradas.

Tércio Telles de Moraes, de Presidente Prudente/SP, afirma que “primeiro, sairmos da passividade, desempenhando um papel de interferência planejada, orçada, executada, avaliada, discutida no contexto da cadeia produtiva, sendo um questionador, formador de opinião em todas as oportunidades existentes na cadeia produtiva de bovinos de carne antes, durante e depois ‘da porteira’. Segundo, associarmos para formar uma opinião no ‘balaio de opiniões’. Terceiro, acompanharmos todas as informações para não ‘chutarmos’ o que vai, mas pelo menos acertar a tendência do mercado”.

Roberto Strohschoen de Lacerda, de São Paulo/SP, descreve seus planos: “Já iniciei um processo de redução de custos e adequação de produtos. Estou comprando mais novilhas, pois ganham peso mais rápido e a comercialização é a partir de 11 @, enquanto no boi é de 16@. Reduzi o total de gado no pasto, para evitar a suplementação, pois a @ não está pagando estes custos. O objetivo é girar mais e mais rápido, buscando um total de vendas, em quantidade, superior ao do ano anterior. Posterguei a adubação dos pastos e guardei o adubo comprado, para quando a @ pagar por ele. E por último, não pretendo fazer confinamento neste ano, fazendo somente uma terminação com ração à pasto, tipo semi-confinamento. Isso vai depender do que o mercado mostrar.”

Ricardo Pedroso Oaigen, de Porto Alegre/RS, ressalta a importância de conhecer as variáveis de custo. “Estabelecer controles gerenciais objetivando calcular o custo de produção do quilo da carne e do bezerro de corte. Somente calculando indicadores técnicos-financeiros saberemos o real custo do que produzimos em comparação ao preço pago pelo mercado”.

A equipe BeefPoint agradece a todos pontos de vista apresentados. Em breve iremos publicar mais opiniões. Participe, informando as novas ações que pretende implantar em 2006, respondendo à enquete: O que você vai fazer diferente na parte técnica, gerencial e de mercado em 2006?

Fonte: Equipe BeefPoint (por Otavio Negrelli)

Os comentários estão encerrados.