VI Simpósio de Manejo de Pastagem de Botucatu
12 de junho de 2007
JBS pretende pagar Swift com emissão de ações
12 de junho de 2007

Acordo garante exportação para Rússia até julho

A missão brasileira que esteve na Rússia nos dias 8 e 9 conseguiu garantir o embarque de carne até 1º de julho, quando devem começar a vigorar as medidas sanitárias exigidas pelos russos. Com o novo acordo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será responsável pela habilitação, desabilitação e reabilitação de estabelecimentos exportadores de carnes. O sistema deve ser similar ao que já é feito pelo Brasil para os mercados europeu e americano.

A missão brasileira que esteve na Rússia nos dias 8 e 9 conseguiu garantir o embarque de carne até 1º de julho, quando devem começar a vigorar as medidas sanitárias exigidas pelos russos.

Com o novo acordo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) será responsável pela habilitação, desabilitação e reabilitação de estabelecimentos exportadores de carnes. O sistema deve ser similar ao que já é feito pelo Brasil para os mercados europeu e americano. Anualmente, o Brasil receberá visitas de inspetores russos que farão auditoria nos estabelecimentos habilitados. A situação dos 11 frigoríficos que tiveram a habilitação suspensa pelas autoridades russas também será analisada pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

As delegações acordaram a criação de grupo de trabalho composto por membros da Secretaria de Defesa Agropecuária e o Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Federação Russa que até 1º de novembro deve estabelecer um memorando de entendimento sobre as condições de fornecimento de mercadorias sujeitas à supervisão veterinária oficial do Brasil para a Rússia.

Além disso, devem entrar em vigor, a partir de 1º de julho, os novos itens de segurança nos Certificados Sanitários Internacionais e um sistema de certificação digital desses documentos. “As medidas aumentam a responsabilidade do serviço de inspeção nacional e dos empresários que desejam exportar. Com elas, o padrão sanitário das exportações será elevado”, conclui Kroetz.

Segundo informações do Mapa, a Rússia exigiu ainda o aumento do controle da tuberculose bovina nas propriedades que abatem animais cuja carne se destina a Rússia.

Comments are closed.