BRF: balanço trimestral positivo, com forte desempenho das exportações
29 de julho de 2013
Mercado físico do boi gordo – 29-07-2013
30 de julho de 2013

Açougue de alta qualidade mostra tendências futuras no varejo independente de carnes (Austrália)

Os empreendedores estão mirando nesse crescente grupo de consumidores que estão tendo muito mais interesse em seu alimento e como prepará-lo – uma tendência que está sendo direcionada em certa extensão pelos programas de culinária de televisão. São para pessoas com interesse genuíno no alimento, que querem a oportunidade de validação dos produtos que compram.

Açougue de alta qualidade inaugurado em Brisbane, na Austrália na última semana, mostra as possíveis tendências futuras no setor de varejo independente de carnes no país, ficando entre o açougue tradicional e os restaurantes e foodservice.

Cabassi 6

Apenas uma das tendências que o novo Cabassi & Co Artisan Butchers apresenta é a segmentação mais clara ocorrendo entre varejistas que visam o mercado de famílias mais conscientes com relação ao valor, e aqueles visando consumidores que têm um interesse mais profundo nos alimentos e formas criativas de prepará-los.

A nova loja está localizada em um novo recinto de alimentos frescos gourmet que foi construído no interior do Indooroopilly Shopping Centre, em Brisbane. Esse local especializado em alimentos frescos artesanais é parte de uma expansão de A$ 500 milhões (US$ 462,66 milhões) e re-desenvolvimento do centro Indooroopilly, que o colocará em posição de competir com os maiores centros comerciais na Austrália em tamanho.

O novo local especializado em alimentos incluirá uma padaria de luxo, delicatessen, mercado premium de frutas e vegetais, floristas, lojas de frutos do mar, utensílios de cozinha e lojas relacionadas. A área será similar em alguns pontos à área comercial de grande sucesso James Street em New Farm, que é classificada como “foodie central” em Brisbane.

O empreendimento Indooroopilly é a segunda presença varejista do desenvolvedor de projetos, Peter Cabassi, que já opera uma loja varejista chamada Kobe’s Gourmet Butchery, especializada em uma ampla variedade de produtos de carne bovina Wagyu, no interior do subúrbio de sudeste de White’s Hill.

Cabassi 5

Os empreendedores estão mirando nesse crescente grupo de consumidores que estão tendo muito mais interesse em seu alimento e como prepará-lo – uma tendência que está sendo direcionada em certa extensão pelos programas de culinária de televisão. São para pessoas com interesse genuíno no alimento, que querem a oportunidade de validação dos produtos que compram.

Uma inovação é a área de degustação, chamada de “cozinha do açougueiro” com mesa para dez clientes que podem pedir uma simples amostra para degustação, alguns tapas ou até mesmo um bife com marca. Os produtos são preparados na frente do cliente, com a oportunidade de interagir com o chef. Possui também uma sala de maturação a seco com paredes de vidro, onde short-loins (T-bones) e cube rolls com osso (OP ribs) serão maturados para maciez na frente dos clientes.

   Cabassi 2

O chef israelense, Shalom Bitton, que trabalhou no restaurante bem conceituado de Gold Coast, Moo Moo’s, bem como no resort cinco estrelas, El Questro, em Kimberleys, será o responsável pela área da “cozinha do açougueiro”, preparando bifes, pratos de amostras para degustação, preparando alimentos para levar para casa e produzindo outros itens prontos para aquecer com valor agregado para uso em casa.

Cabassi 1

À primeira vista, o novo local é grande para açougues normais em centros de compras. Medindo 280 metros quadrados, tem duas vezes o tamanho de alguns açougues em centros comerciais. Porém igualmente, é cheio de muito mais recursos.

A equipe de pessoas que trabalham lá inclui sete açougueiros, incluindo gerente, além de um chef experiente e um aprendiz.

Além disso, outra parte do estabelecimento será uma área de auto-serviço, com pratos prontos para aquecer pré-preparados, congelados e resfriados, e itens especializados difíceis de encontrar.

A loja destacará sua conexão com os fornecedores primários, incluindo Wagyu puro e híbrido pertencente ao Cabassi & Co; carne bovina de animais criados a pasto do Manning Valley Naturally; e uma linha especial manejada internamente de carne bovina Angus de animais criados com grãos com certificação do Meat Standards Australia (MSA) vendido com a marca Downunder Farms, comprada em New South Wales e processada em Wingham.

Similarmente, carne de cordeiro (Tasmanian Royal), carne suína (Bangalow and Gooralie Free Range), carne de vitelo e frango terão marcas fortes e uma orientação ao segmento “natural”.

O tema central nas operações da loja e incluída na sinalização da loja é que o produto é “Feito a mão, na loja e com alma”. O objetivo é aproveitar o desempenho da matéria-prima com um alto padrão de habilidades e conhecimento no açougue, uma forma de arte que se tornou cada vez mais difícil de encontrar nos últimos 20 anos devido à invasão dos supermercados e centralização do processamento, afirma Cabassi.

Cabassi 3

Além disso, Indooroopilly conta com o conceito de que “açougueiros convidados” de outros locais visitarão e trabalharão na loja por curtos períodos, aplicando sua própria interpretação para linhas de corte, como o corte fino para cozinhas japonesas e outras cozinhas e itens de valor agregado. Acougueiros do Japão, de Cingapura e do Reino Unido já estão mostrando um forte interesse no conceito de “açougueiro convidado” para permiti-los mostrar seus talentos para um público australiano apreciativo.

Outro aspecto interessante por trás do projeto Indooroopilly é que o projeto das instalações foi colocada nas mãos do especialista em designer de restaurantes, não um designer de açougues . A companhia de design por trás do projeto foi a Round Peg Designs e a montagem de loja foi feita pelo TU Projects, que desenvolveu um grande número de lojas de foodservice/restaurantes anteriormente, mas nunca lidou com um projeto de açougue. O resultado é um projeto inteligente, moderno e espaçoso, com um sentimento de alta qualidade e uma definição clara de quatro áreas separadas de varejo. O custo total do projeto foi de quase A$ 1 milhão (US$ 925.330).

Cabassi 7      Cabassi 4

Fonte: Beef Central, adaptada e traduzida pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.