Programa de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose, Programa de Erradicação da Febre Aftosa e Programa de Regionalização e Modernização do Abate. Estas serão as principais ações e projetos em pecuária destacados pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) na 16ª Festa Internacional da Agropecuária (Fenagro 2003), de 29 de novembro a 7 de dezembro, no Parque de Exposições em Salvador.
Na área animal, a Adab apresentará a evolução das campanhas de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado. O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose também será exposto nos dias da Fenagro, incluindo uma solenidade de entrega do Kit Vacinador, composto por uma pistola, uma camiseta e um boné. Essa ação integra o Programa de Agentes Vacinadores (PAV), visando à capacitação de médicos veterinários para vacinar as bezerras de três a oito meses de idade na Bahia.
A importância da ampliação da Portaria 304 será o enfoque dos painéis da área de Inspeção de Produtos Agropecuários da Agência. Tendo como modelo o pólo de Jequié, a Adab mostrará a dinâmica da regionalização do abate em todo o estado.
A festa, uma parceria da Associação Baiana de Criadores (Abac), Secretaria da Agricultura do Estado e Ministério da Agricultura, foi oficialmente internacionalizada em 2001 e tem assistido a um aumento progressivo da participação do setor agroindustrial. Neste ano, cerca de 12 mil animais estarão em exposição e, durante os 34 leilões oficialmente programados, estima-se que serão fechados negócios em torno de R$ 30 milhões.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Agricultura da Bahia, adaptado por Equipe BeefPoint