Um total de 115 bovinos machos, de um a dois anos de idade, provenientes da zona tampão (municípios fronteiriços da Bahia com estados cujos rebanhos ainda não estão livres da febre aftosa), foram sacrificados. Os animais eram transportados em cinco caminhões que foram interceptados em Ibotirama pela equipe de técnicos e fiscais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), no final de semana. Os infratores foram multados e terão suas propriedades interditadas para novas averiguações.
A movimentação dos caminhões boiadeiros na estrada do Anel da Soja levantou a suspeita dos técnicos, que alertaram a Coordenação da Adab. Duas barreiras de monitoramento com unidades móveis foram montadas, em Barra e Ibotirama. Com apoio das policias Rodoviária Federal e Militar os caminhões foram fiscalizados. Após a apreensão, os motoristas foram levados para a Delegacia de Polícia.
Esta é a maior apreensão já realizada na região desde que o governo da Bahia ganhou o título de estado livre da febre aftosa com vacinação e foram delimitadas as zonas tampões para evitar que animais infectados contaminem o rebanho baiano. Para serem comercializados, conforme o coordenador da Adab, os animais destas áreas devem passar por exames que comprovem a sanidade e uma quarentena de observação.
Fonte: A Tarde/BA (por Miriam Hermes), adaptado por Equipe BeefPoint