A Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) lança amanhã, o projeto Brasil Livre de Aftosa no Marajó, que desenvolverá ações de educação sanitária em 16 municípios da região. O lançamento será no Palácio da Agricultura do Pará, em Belém.
O projeto tem o objetivo de sensibilizar e orientar criadores e população sobre a importância das técnicas corretas de manejo e sanidade animal. Além disso, as comunidades vão receber informações sobre a necessidade e obrigatoriedade da vacinação contra febre aftosa, que começa no dia 15 deste mês, no Marajó.
A campanha vai até 17 de setembro e as atividades serão desenvolvidas com o apoio do barco Plácido Pamplona, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). Serão visitados os municípios de Afuá, Anajás, Chaves, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Santa Cruz do Arari, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião, Curralinho, Oeiras do Pará, Bagre, Breves, Melgaço e Portel.
Para desenvolver uma ação firme e intensiva de combate a doenças como a aftosa, o Pará está dividido em três grandes áreas. Em 2003, a chamada área 1 conquistou o status de zona livre de febre aftosa com vacinação. A área 1 compreende 43 municípios localizados no sul, sudeste e sudoeste do Pará. A área 2 abrange 67 municípios do nordeste paraense. O Marajó pertence à chamada área 3 do estado, junto com o Baixo Amazonas. Na região existem 1.813 propriedades, com rebanho total de 429.121 cabeças, entre bovinos e bubalinos.
Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint