Comitê técnico internacional do Programa Montana realiza encontro no Brasil
12 de julho de 2004
Sisbov tem novo prazo para animais de exposições
14 de julho de 2004

Adiado prazo para animais de feiras e exposições integrarem o Sisbov

A Instrução Normativa (IN) no 52 que prorroga o prazo de entrada no Sistema de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) dos animais que participarão de feiras e exposições agropecuárias deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União. A confirmação da notícia é da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O prazo de adequação ao Sisbov fica prorrogado para 1o de fevereiro ao invés de 1o de agosto conforme a IN 21, de abril deste ano.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Carlos Sperotto, o período de seis meses é suficiente para trazer tranqüilidade ao setor. “A IN desfaz aquela preocupação das associações de raça passadas à Farsul”.

Ontem, em Porto Alegre, na Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando) ficou decidido, em reunião com a direção do Jersey, criadores das raças e Mapa/RS, que as associações nacionais sejam certificadoras do Sisbov.

Para o presidente em exercício da Gadolando, Ricardo Biesdorf, que garantiu participação “em massa na Expointer”, a idéia é que, com isso, sejam aproveitados também os dados da Certidão de Registro Genealógico da entidade. “Nós queremos nos integrar ao Sisbov e desta forma é viável aos associados”.

O vice-presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey, José Lemos, que antes calculava 50% de animais a menos na Expointer, disse que a maneira encontrada cria condições para se cumprir a exigência do Mapa.

O chefe de serviço de exposições e feiras da SAA, José Arthur Martins, observou que a IN muda o panorama da feira e projeta um número próximo ao de 2003: 6.188 animais. As inscrições para a mostra encerram-se nesta quinta-feira.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.