A Instrução Normativa (IN) no 52 que prorroga o prazo de entrada no Sistema de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov) dos animais que participarão de feiras e exposições agropecuárias deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União. A confirmação da notícia é da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O prazo de adequação ao Sisbov fica prorrogado para 1o de fevereiro ao invés de 1o de agosto conforme a IN 21, de abril deste ano.
Segundo o presidente da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Carlos Sperotto, o período de seis meses é suficiente para trazer tranqüilidade ao setor. “A IN desfaz aquela preocupação das associações de raça passadas à Farsul”.
Ontem, em Porto Alegre, na Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando) ficou decidido, em reunião com a direção do Jersey, criadores das raças e Mapa/RS, que as associações nacionais sejam certificadoras do Sisbov.
Para o presidente em exercício da Gadolando, Ricardo Biesdorf, que garantiu participação “em massa na Expointer”, a idéia é que, com isso, sejam aproveitados também os dados da Certidão de Registro Genealógico da entidade. “Nós queremos nos integrar ao Sisbov e desta forma é viável aos associados”.
O vice-presidente da Associação de Criadores de Gado Jersey, José Lemos, que antes calculava 50% de animais a menos na Expointer, disse que a maneira encontrada cria condições para se cumprir a exigência do Mapa.
O chefe de serviço de exposições e feiras da SAA, José Arthur Martins, observou que a IN muda o panorama da feira e projeta um número próximo ao de 2003: 6.188 animais. As inscrições para a mostra encerram-se nesta quinta-feira.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint