A indústria de carnes da África do Sul poderá, em breve, introduzir um sistema nacional de rastreabilidade para carnes vermelhas. A proposta foi feita em um workshop especial ocorrido em Pretória, por Keith Ramsey, do Departamento Nacional de Agricultura (NDA).
Segundo o diretor geral de Recursos Genéticos do departamento, Shadrack Moephuli, o sistema deverá ser acessível a todos os membros da indústria de carnes sul-africana – do produtor rural comum até um nível internacionalmente aceito para exportadores. Ele disse que isto significa que todos os métodos de identificação serão registrados em uma base de dados nacional e que estes registros deverão estar disponíveis para inspeção e auditoria.
O chefe executivo da South African Meat Industry Company, Manie Booysen, disse que o sistema de rastreabilidade deveria estar disponível. Segundo ele, a rastreabilidade deveria ser determinada pelas características do produto no final da cadeia de valores, devendo agregar valor e não custo à produção.
Fonte: MeatNews, adaptado por Equipe BeefPoint