A indústria veterinária comercializou 78,1 milhões de doses de vacina durante a primeira etapa da campanha oficial de vacinação contra febre aftosa, realizada em maio. Desde o início de 2006, cerca de 187,4 milhões de doses já foram disponibilizadas ao mercado. A informação é da Central de Selagem de Vacinas (Vinhedo/SP), órgão constituído em parceria entre o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) e o do Mapa.
Nessa primeira etapa foram vacinados os rebanhos do Distrito Federal e de mais 15 estados brasileiros, entre eles: Mato Grosso, Minas Gerais, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Goiás, que também integra o calendário de vacinação em maio, antecipou o início da campanha para o dia 26 de abril. O estado foi o que mais comprou vacinas contra a enfermidade desde o início do ano, cerca de 26 milhões de doses, seguido por Mato Grosso do Sul, com 23,9 milhões, Minas Gerais (22,8 milhões), Mato Grosso (18 milhões), Pará (16,3 milhões) e São Paulo (15 milhões).
Segundo Sebastião Guedes, consultor do Sindan e presidente do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC), o abastecimento da primeira fase da campanha de vacinação foi normal, com a produção de vacinas de todos os laboratórios fabricantes. “Se houve alguns problemas foram por falta de crédito e/ou inadimplência, casos que foram solucionados em seguida”, afirma Sebastião Guedes. As informações são do Sindan.