Quanto se pode pagar pela reposição?
28 de setembro de 2001
Aprovado programa de promoção de carnes nos EUA
2 de outubro de 2001

Aftosa: começa sorologia no RS em SC

A sorologia destinada a comprovar que não há aftosa no norte do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina – exigida pelo governo da Rússia para retomar as importações de carne suína dos dois estados, envolverá 1.840 bovinos em 17 municípios. A coleta das amostras de sangue deve começar hoje ou amanhã e os resultados das análises serão encaminhados até a próxima segunda-feira ao Departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura.

Segundo Hélio Pinto, chefe do Serviço de Sanidade Animal do ministério no Rio Grande do Sul, o prazo é “factível” devido ao pequeno número de amostras. A coleta será feita por técnicos das secretarias de Agricultura dos estados, mas o ministério pode ajudar caso seja necessário. Com a operação, os gaúchos poderão retomar as vendas de carne suína industrializada aos russos, enquanto Santa Catarina voltará a embarcar o produto fresco.

No Rio Grande do Sul, serão coletadas 690 amostras em 35 propriedades nos municípios de Santa Rosa, Lageado, Encantado, Caxias do Sul, Júlio de Castilhos, Sarandi e Três Passos, onde estão concentrados os principais abatedouros de suínos no Estado. Em Santa Catarina, o trabalho será em dez municípios da fronteira com a Argentina (onde há 129 focos ativos da doença), num total de 50 propriedades.

Segundo Pinto, a sorologia será feita em animais jovens – de 4 a 12 meses de idade, que, mesmo vacinados, seriam os primeiros a apresentar os sintomas em caso de infecção. Serão feitos dois testes. O Elisa 3ABC como triagem e o EITB para confirmação, ambos no Laboratório de Referência Animal (Lara), em Porto Alegre.

No sul do Rio Grande do Sul, onde ocorreram os últimos focos da doença no Estado, também estão sendo coletadas amostras de sangue em 100% dos animais das áreas de vigilância para o restabelecimento do status de zona livre com vacinação.

Com a confirmação de um novo caso de aftosa na Argentina (além de outros seis extra-oficiais), em Monte Caseros, perto de Barra do Quaraí, no Rio Grande do Sul, o secretário da Agricultura gaúcho, José Hermeto Hoffmann, determinou o reforço das barreiras sanitárias na região. Serão instalados quatro novos postos fixos além do já existente e duas equipes móveis entre Barra do Quaraí e Uruguaiana.

Fonte: Valor Online (por Sérgio Bueno), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.