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Aftosa: começa vacinação em 15 estados e DF

A partir de domingo (1o), 123,8 milhões de cabeças devem ser imunizadas de norte a sul do país, calcula o Mapa. A mega etapa da Campanha Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, coordenada pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), atingirá cerca 65% do rebanho brasileiro e se estenderá até próximo dia 31 em 15 estados e no Distrito Federal.

A adesão dos pecuaristas à campanha é essencial para o sucesso da pecuária brasileira no mercado global. Hoje, o país é o principal exportador mundial de carne de gado, com receita de US$ 2,457 bilhões em 2004, o equivalente a 1,156 milhões de toneladas. O Mapa considera a vacinação como uma ação estratégica para manter o crescimento da cadeia produtiva.

“Para mantermos a liderança do mercado mundial de carne bovina, conquistada nos últimos dois anos, precisamos continuar tendo altos índices de cobertura vacinal”, destaca o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues. “É fundamental termos êxito nessa etapa da campanha, a exemplo do que ocorre nos outros meses”, acrescenta ele, ao apelar aos pecuaristas para que vacinem seus animais.

A campanha de imunização do rebanho é a principal medida adotada pelo Brasil para erradicar a febre aftosa, reforça o diretor do Departamento de Saúde Animal da SDA, Jamil Souza. O sucesso do programa, lembra, permitiu à OIE reconhecer como livres da doença com vacinação algumas das mais importantes regiões de criação de bovinos do país, como os circuitos pecuários Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O aumento da inserção da carne bovina brasileira no mercado mundial coincide com a intensificação da vacinação contra a aftosa, assinala Souza. De acordo com ele, os pecuaristas têm papel crucial na imunização do rebanho. “Eles são os responsáveis pela compra e aplicação das doses de vacina. Aos governos estaduais, cabe promover e divulgar as campanhas, sob a supervisão do governo federal e com apoio das entidades de classe da cadeia produtiva”, esclarece.

No calendário brasileiro de prevenção contra aftosa, maio é o mês de vacinar o gado no Acre, Amapá, Amazonas, DF, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins. “A nossa credibilidade no mercado mundial depende do sucesso da campanha”, ressaltou o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira.

Por isso, os pecuaristas devem estar conscientes de que a sanidade do gado é tão importante quanto a qualidade da carne para o país continuar crescendo no mercado mundial. “Como o consumo interno não tem tido um aumento substancial, precisamos das exportações para manter as taxas de crescimento do setor”, observa o dirigente da CNA. “A vacinação é peça-chave no esforço brasileiro para ampliar nossa inserção no comércio internacional”.

Atuação

A mobilização dos produtores para imunizar o gado depende da atuação dos governos estaduais. O MT, por exemplo, preparou uma mega estratégia de divulgação da etapa de maio da vacinação. “Vamos usar o rádio e a tevê, além de cartazes e folderes para divulgar a campanha, da qual participarão mil servidores do estado e serão empregados 343 veículos”, informa o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Mato Grosso (Indea), Décio Coutinho.

Com um rebanho de 26 milhões de cabeças, nesta etapa o MT vacinará dez milhões de animais, com idade abaixo de 24 meses. O gado está espalhado por todos os 143 municípios mato-grossenses. “Contamos com 136 escritórios locais de sanidade animal para apoiar a campanha”, revela o presidente do Indea. Por ter o maior número de assentamentos do país, ressalta ele, o estado tem um grande contingente de pequenos produtores.

A vacinação contra aftosa não mobiliza apenas as unidades da Federação com expressivos rebanhos, como o MT. No minúsculo Distrito Federal, a Diretoria de Pecuária e Defesa Sanitária da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento está visitando as propriedades para garantir a vacinação de 120 mil cabeças. “Como temos três mil criadores, dá para fazer uma campanha mais direta com eles”, comenta o diretor do órgão, Antônio José Jota.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

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