A partir de um levantamento oficial, porém inicial, a Agência Goiana de Desenvolvimento Rural e Fundiário (Agenciarural) constatou que 97,05% dos rebanhos bovino e bubalino de Goiás foram imunizados contra a febre aftosa, durante os 62 dias da 1ª Etapa da Campanha de Vacinação. Isto significa que estão imunes à doença 18.930.770 animais de um plantel de 19.504.970.
Estes números, de acordo com o secretário da Agricultura, José Mário Schreiner, são preliminares, pois serão incrementados com a circulação de notas fiscais de venda de vacina antiaftosa de dentro e fora do Estado, bem como com os resultados a serem aferidos no processo de auditoria nas propriedades não-regularizadas que serão vistoriadas pelas equipes de veterinários e fiscais da Agenciarural.
Os dados finais serão repassados pelas regionais após o dia 31 deste mês, uma vez que os inspetores e fiscais estão em campo desde o último dia 4 de julho. Conforme números tabulados pela Coordenadoria do Programa de Erradicação da Aftosa em Goiás, dentre as 21 regionais da Agenciarural, a de Goiatuba continua a ser a única a manter um índice vacinal de 100%.
Fonte: Folha do Sudoeste/GO, adaptado por Equipe BeefPoint