O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Superintendência no Mato Grosso do Sul (SFA/MS), formalizou a entrega de setecentas mil doses de vacina contra febre aftosa para o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Alimentar da Bolívia (SENASAG). O Superintendente Orlando Baez, enfatizou que o Brasil vem contribuindo sistematicamente com a Bolívia no combate à febre aftosa, tanto no fornecimento de vacinas como na capacitação de pessoal, por se tratar de uma ação estratégica de combate e erradicação da doença na região até 2010.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), através da Superintendência no Mato Grosso do Sul (SFA/MS), formalizou a entrega de setecentas mil doses de vacina contra febre aftosa para o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Alimentar da Bolívia (SENASAG). Esta é a segunda remessa, de três programadas para 2009. As vacinas foram entregues ao representante do SENASAG, Dr. Humberto Menacho, Coordenador da ZAV boliviana. O Mapa repassará mais 700.000 doses em novembro, completando 2 milhões de doses prometidas a Bolívia através de acordo bilateral. A doação foi feita com o objetivo de apoiar tecnicamente os criadores bolivianos e ajudar de forma mais eficaz no combate e erradicação da febre aftosa, principalmente na zona de alta vigilância daquele País. As etapas de vacinação dos dois lados deverão ser harmonizadas dentro da ZAV.
A maior concentração de rebanho bovino na Zona de Alta Vigilância boliviana está na região denominada chiquitania, envolvendo os Departamentos de Santa Cruz, Beni e Pando. A faixa fronteiriça do Brasil com a Bolívia é de 3,16 mil km, envolvendo os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre e Rondônia. Nessas áreas limítrofes, existe um plano emergencial previamente acordado de reforçar as ações conjuntas de fiscalização. O MAPA, em parceria com os serviços estaduais de defesa agropecuária ampliaram o número de fiscais agropecuários nessa região, através de barreiras fixas e móveis.
O Superintendente Orlando Baez, enfatizou que o Brasil vem contribuindo sistematicamente com a Bolívia no combate à febre aftosa, tanto no fornecimento de vacinas como na capacitação de pessoal, por se tratar de uma ação estratégica de combate e erradicação da doença na região até 2010.
As informações são da SFA/MS, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Realmente o Brasil é uma MÃE, aliás MÃEZONA, com destaque na segunda parte da palavra!!!
Ora, o Brasil vem fazendo isso há anos com o Paraguai e o resultado? o vizinho habilitou-se na UE e Mato Grosso do Sul pagou um preço altíssimo por restrições às exportações justamente pela aftosa contrabandiada do Paraguai.
O mesmo deve acontecer com a Bolívia, não tenho dúvidas disso, conheço bem a região e já gerenciei fazendas naquele país.
Mas o que mais me impressiona é a maneira de nosso goveno negociar com esses países: primeiro a inoportuna amizade com o Chaves; depois a vergonhosa negociação com a Bolívia no caso Petrobrás, nessa o Brasil foi humiliado com soldados aos seus portões atropelando acordos e investimentos intenacionais; por último, uma missa com o ex-bispo-garanhão onde teve sua “hóstia” triplicada.
Pior é que tem gente que jura de pé junto que esse foi nosso melhor governo dos últimos tempos. Espera a conta de energia chegar depois falamos.
Eu acho sim que está na hora de ter um presidente “colhudo” para dar um basta nessa paraguaiada e bolivianada que só incentivam o crime, contrabando e drogas!!! Ao contrário, estamos dando colher de chá aos bandidos…
Gostaria da manifestação da presidente CNA, Senadora Katia Abreu sobre estas doações de vacinas para a Bolivia, Paraguai, Paises Africanos e da America Central etc, enquanto nos produtores so obrigados a uma serie de vacinações estremamentes onerosas e obrigatórias, não recebendo nenhum incentivo, diferente dos EUA e UE, onde o produtor, recebe gratuitamente todas as vacinas, objetivando um controle sanitario e zootecnico, o que beneficia extremamente as exportações do nosso pais, aqui só temos obrigações,e deveres como VIGARISTAS que fomos nominados por esta FIGURA chamado de MINC.