PR: Frigorífico Amambai busca reestruturação
22 de fevereiro de 2005
MG: FAEMG recomenda retenção de boi
24 de fevereiro de 2005

Aftosa: MG começa vacinação em março

A extensão do território mineiro, a grande malha viária que liga o Sul ao Norte do país e, conseqüentemente, o grande trânsito de animais nas rodovias aumentam as chances de a febre aftosa ressurgir em Minas Gerais. Para evitar que o fato ocorra, de 1o a 31 de março começa no estado a primeira etapa de vacinação do Programa Nacional contra Febre Aftosa no circuito pecuário leste.

Na primeira etapa, a imunização atingirá 10,5 milhões de bovinos de todas as idades (metade do rebanho mineiro) distribuídos por 155 mil propriedades rurais em 586 municípios das regiões central, leste, nordeste, norte e zona da mata.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silas Brasileiro, e o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, vão participar do lançamento oficial da etapa de no dia 1o de março nas cidades de Montes Claros e Governador Valadares. “Um foco de febre aftosa não prejudica só os pecuaristas de uma determinada região, mas sim a economia de todo o país”, ressalta Rodrigues Neto.

O trabalho de vacinação segue as recomendações do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) no continente americano e prevê erradicar a doença até 2010, com os esforços dos programas nacionais e estaduais. Neste sentido, segundo informações do IMA, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) assinará com os estados um protocolo de compromisso e ajustamento de serviço quando assinar convênios para transferir recursos federais para a erradicação da aftosa.

O documento será discutido no final de março durante reunião do Fórum Nacional de Secretários de Agricultura. De acordo com o IMA, o documento prevê prazos para disponibilização de veterinários, agrônomos e técnicos administrativos para executar as ações de erradicação. O descumprimento implica no ressarcimento de valores repassados pelo ministério.

Fonte: O Tempo/MG, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.