O Diário Oficial da União publicou ontem (11) Medida Provisória no 78 autorizando a doação de vacinas e equipamentos indispensáveis ao combate da febre aftosa no Paraguai. O número de doses e a distribuição serão definidos assim que os técnicos dos dois países se reunirem para traçar as metas do programa de combate à doença naquele país. Além das vacinas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dará assessoramento técnico para controle da doença.
O Paraguai está fazendo o levantamento sobre o volume das vacinas que vai precisar, os equipamentos necessários e as ações conjuntas a serem desenvolvidas. Este trabalho é parte de um acordo de cooperação para impedir a entrada da doença no Brasil. Na semana passada, o ministro da Agricultura do Paraguai, Darío Baungarten, esteve com o ministro Pratini de Moraes para tratar do assunto.
De acordo com a medida provisória, a iminência de risco sanitário se caracterizará nos casos de possibilidade de entrada do vírus da aftosa em território nacional.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint