A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) começa hoje a coleta de material para a sorologia de febre aftosa no estado. A medida atende determinação do Departamento de Saúde Animal do Mapa e será adotado em 16 estados que possuem o status de área livre de febre aftosa com vacinação. A avaliação atende solicitação de países importadores e deverá fornecer informações para o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa.
Segundo o diretor presidente da Iagro, João Cavalléro, a iniciativa é importante para o estado provar que tem mantido qualidade no controle da sanidade de seu rebanho. O Mato Grosso do Sul possui atualmente cerca de 24.470 milhões cabeças de gado, sendo um dos maiores exportadores de carne bovina para a Europa.
Fonte: Campo Grande News (por Inara Silva), adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Sou médica veterinária e trabalho em defesa animal no estado do Piauí.
Nosso Estado caminha a passos lentos no que diz respeito à área de defesa animal. Parece que estamos em estado letárgico.
É triste saber que temos o empenho em mostrar números e tão somente isso, e não tomamos uma atitude como essa do Mato Grosso do Sul, já que aqui existem proprietários que compram a vacina e derramam.
Parabéns MS por mais esta etapa.
Eu como profissional me sinto frustrada ao ver o isolamento do meu Estado do resto do mundo, e isso está bem próximo de acontecer.