Rússia suspende compra de carne do Brasil
19 de junho de 2004
Mapa dá novo prazo ao Sisbov
22 de junho de 2004

Aftosa no Pará pode atrapalhar aumento das exportações

A sanidade do rebanho é fundamental para o incremento das exportações. O registro de um foco de febre aftosa em Monte Alegre (PA), no entanto, pode retardar esse processo. “A notícia é muito ruim para o setor, mas não é nada trágico”, disse o presidente da Associação Brasileira do Novilho Precoce, Constantino Ajimasto Jr.

Em 2003, o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, propôs a realização da Conferência Continental sobre Aftosa nas Américas para discutir e assegurar os compromissos nacionais e continentais, destinados ao esforço coordenado para consolidar a etapa final da erradicação da febre aftosa nas Américas.

Na ocasião, criou-se um grupo de trabalho com representantes oficiais e privados de cada região das Américas, para revisar, supervisionar e aplicar o plano de ação para erradicação da aftosa, definindo as prioridades seqüenciais do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa, que prevê a erradicação total da doença, de todo o continente americano, até 2009. Agora este plano de ação deverá ser revisto.

Fonte: O Estado de S.Paulo (Fátima Gagliotti), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.