A sanidade do rebanho é fundamental para o incremento das exportações. O registro de um foco de febre aftosa em Monte Alegre (PA), no entanto, pode retardar esse processo. “A notícia é muito ruim para o setor, mas não é nada trágico”, disse o presidente da Associação Brasileira do Novilho Precoce, Constantino Ajimasto Jr.
Em 2003, o secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, propôs a realização da Conferência Continental sobre Aftosa nas Américas para discutir e assegurar os compromissos nacionais e continentais, destinados ao esforço coordenado para consolidar a etapa final da erradicação da febre aftosa nas Américas.
Na ocasião, criou-se um grupo de trabalho com representantes oficiais e privados de cada região das Américas, para revisar, supervisionar e aplicar o plano de ação para erradicação da aftosa, definindo as prioridades seqüenciais do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa, que prevê a erradicação total da doença, de todo o continente americano, até 2009. Agora este plano de ação deverá ser revisto.
Fonte: O Estado de S.Paulo (Fátima Gagliotti), adaptado por Equipe BeefPoint