Confinamento: alto grão ou não? Eis a questão!
8 de dezembro de 2005
Tratamento de sementes: qual é o seu benefício?
12 de dezembro de 2005

Aftosa no PR: grande controvérsia em relação aos exames

O gerente da Fazenda Cachoeira – nome fantasia da Empresa Agropecuária Lunardelli -, André Carioba Filho, disse que até o final da tarde não havia sido comunicado oficialmente sobre a existência do foco de aftosa em sua propriedade. Com o documento em mãos, segundo ele, a idéia é entrar com uma ação, contestando a confirmação da doença em sua fazenda.

“Não existe aftosa aqui. Duzentos e nove animais foram comprados no leilão em Londrina, mas estão todos bem. A própria Fazenda Bonanza (de onde veio boa parte dos animais) não tem foco de aftosa e todos os animais já foram vacinados”, afirmou Carioba Filho. Para ele, existe grande controvérsia em relação aos exames feitos no Laboratório Nacional de Agropecuária do Rio Grande do Sul.

“O Gabriel Maciel (secretário nacional da Defesa Agropecuária) disse que os exames foram feitos no Rio Grande do Sul, mas o próprio diretor do laboratório disse que não foram feitos lá, que não manipularam nenhum vírus.”

Para Carioba Filho, “acabaram escolhendo o que era mais fácil”. “As outras fazendas já estavam sub judice. Hoje (ontem) tem uma reunião da OIE (Organização Internacional de Epizootias) e o Brasil tinha que dar uma satisfação. Acredito que tenha sido a alternativa para tentar evitar que outros estados também deixassem de exportar”, lamentou.

Fonte: Paraná On Line (por Lyrian Saiki), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.