IBGE: rebanho brasileiro ultrapassa os 200 milhões
6 de dezembro de 2005
Mapa deve lançar novo sistema de inspeção em 2006
8 de dezembro de 2005

Aftosa: Paraná contesta posição adotada pelo Mapa

O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), disse que vai processar o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, e contestar a informação de casos de aftosa no estado sem respaldo de laudos dos exames de laboratório.

A intenção foi anunciada ontem pela manhã e mantida à tarde pelo vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, após o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmar um caso em São Sebastião da Amoreira (a 367 km de Curitiba).

A fazenda onde o Mapa apontou foco é a Carioba, disse Pessuti. Seu rebanho está sob investigação e foi submetido a exames. O proprietário comprou gado da fazenda Bonanza, da região infectada de Mato Grosso do Sul.

Até às 20h desta terça-feira (6), a Secretaria da Agricultura do Paraná não recebeu qualquer informação oficial da Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura sobre a existência de foco de febre aftosa no Paraná.

Segundo o jornal Valor Econômico, uma fonte do Mapa disse que os novos testes não conseguiram isolar o vírus da doença, mas os exames resultaram em sorologia positiva, o que significa dizer que nos testes houve alguma reação ao vírus. Como as amostras foram recolhidas de animais que haviam sido vacinados já há algum tempo, a fonte sustenta que a reação em questão não poderia ter sido provocada pela carga de vírus contida na vacina, mas – por exclusão -, pela doença.

Fonte: Folha de S.Paulo (por Mari Tortato), Valor Econômico e Agência Estadual de Notícias do PR, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.