Carne bovina brasileira não terá grandes vantagens na formação da Alca
22 de agosto de 2001
Diminuem exportações de bovinos do México aos EUA
24 de agosto de 2001

Aftosa pesa no bolso dos produtores argentinos

Com o início da vacinação contra a febre aftosa nos departamentos de invernada em Entre Ríos, na Argentina, a Comissão Provincial de Sanidade Animal (Coprosa) solicitou publicamente aos produtores um adiantamento de US$ 0,30 por dose para cobrir o custo operacional da campanha que se inicia, argumentando que, qualquer atraso no início da vacinação, implica em um alto risco para a situação sanitária da província. Entretanto, a Coprosa afirma que continuarão sendo solicitados ao Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) – que não liberou os fundos – que cumpra com o compromisso assumido.

A Sociedade Rural Argentina (SRA), através de um comunicado, disse que “mais uma vez parece que os únicos bolsos existentes são os dos produtores.” Além disso, a SRA considerou desproporcional o custo que a Coprosa fixou para os gastos operacionais, sensivelmente menor nas outras províncias. Também, a entidade diz não estar conformada com a falta de políticas sanitárias eficientes, com os compromissos assumidos e não cumpridos, e, fundamentalmente, com o fato de o país estar perdendo seu prestígio frente aos mercados internacionais, de forma que houve uma queda nas vendas e nos valores dos produtos, recaindo quase todas as conseqüências sobre os produtores.

Existem, na Argentina, 792 focos de aftosa ativos, apesar da apresentação clínica da doença estar mostrando sintomas de menor virulência, informou o Senasa. Em contrapartida, os casos encerrados, ou seja, os casos em que a enfermidade cumpriu o seu ciclo e a saúde do gado está recuperada, somam 1276.

Segundo o Senasa, 1 mês depois do início da segunda etapa de vacinação nas zonas de invernada – que inclui a região central do país, composta por Buenos Aires, Santa Fé, Córdoba e La Pampa – já foram distribuídas 15 milhões de doses. A previsão é de que, até o dia 15 de setembro, a segunda etapa tenha sido encerrada, com a aplicação de 36 milhões de doses da vacina.

Fonte: E-campo, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.