Começou ontem, no Rio de Janeiro, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que visa imunizar o rebanho de 2,5 milhões de cabeças do estado. A campanha foi lançada em conjunto pelo Mapa e pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Interior, por meio de convênio no valor de R$ 1,3 milhão.
Durante o lançamento da campanha, ocorrida na manhã de ontem, no Jardim Botânico de Niterói, o chefe do Serviço de Sanidade Agropecuária do Mapa no Rio de Janeiro, Ronaldo Gil, destacou que o controle e a erradicação da febre aftosa é fundamental para evitar prejuízos na produção agropecuária. “Esses prejuízos se refletem na perda dos mercados internacionais de carnes”.
Representando o superintendente Federal de Agricultura do Rio de Janeiro, Pedro Cabral, Ronaldo Gil fez um apelo aos criadores para que vacinem seus rebanhos e solicitou o empenho das autoridades municipais, entidades representativas do setor pecuário para que o Estado atinja um índice superior aos 84,82% de animais imunizados obtidos na primeira etapa da campanha, em março.
O secretário de Agricultura do Rio de Janeiro, Christiano Áureo da Silva, ressaltou a importância do convênio firmado entre o governo estadual e o Mapa. Ao final do evento, cinco animais foram vacinados pelo secretário e pelo representante do Mapa.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint