Análise Semanal – 24/05/2005
24 de maio de 2005
Lula não organizará churrasco no Japão devido a aftosa
26 de maio de 2005

Aftosa: Rodrigues pede para produtores vacinarem

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, fez ontem à noite um apelo, em cadeia de rádio e televisão, para que os pecuaristas vacinem o gado contra a febre aftosa. A uma semana do encerramento da campanha de vacinação em 15 estados e mais o Distrito Federal, Rodrigues disse que o Brasil tem avançado muito no combate à doença, mas destacou que é preciso continuar vigilante e atento para fazer a vacinação no tempo certo. Veja a íntegra da mensagem:

“Boa noite, eu sou Roberto Rodrigues, Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, e gostaria de fazer uma conclamação aos pecuaristas. Um apelo a cada um de vocês, para que não deixem de vacinar o seu gado contra a febre aftosa.

Só neste mês 124 milhões de cabeças de gado têm que ser vacinadas em 15 estados e no Distrito Federal. Todos sabemos que esta é uma doença que não atinge o ser humano, mas pode causar, isto sim, enormes prejuízos para a nossa pecuária. Pode afetar as exportações, e assim prejudicar todo o setor produtivo da carne bovina, colocando em risco o grande esforço que o nosso país vem fazendo para gerar emprego e renda, em todas as áreas.

O Brasil tem avançado, e muito, no combate e prevenção da aftosa e de outras doenças dos rebanhos. Graças a esse avanço, fruto do esforço dos produtores e dos Governos Federal, estaduais e municipais, estamos batendo recordes sobre recordes nas exportações de carne. Temos o maior rebanho comercial do mundo, com 198 milhões de cabeças. Somos também o maior exportador mundial de carne bovina, que chega hoje à mesa de consumidores de 143 países.

Estamos trabalhando com muito empenho pela saúde animal. Mas é preciso reconhecer que ainda há muito a se fazer nessa área. Você, amigo pecuarista, bem sabe que basta apenas uma vaca, um boi contaminado para comprometer todo rebanho e um foco de aftosa para comprometer todos os resultados já alcançados. Por isso, é necessário estar permanentemente vigilante e atento para fazer a vacinação no tempo certo.

É preciso continuar e melhorar cada vez mais esse esforço, para que a pecuária brasileira possa continuar oferecendo produtos de qualidade no mercado interno e conquistando novas fatias do mercado internacional, gerando mais renda para a população, mais empregos e mais divisas para o Brasil.

Vamos acabar com a aftosa!

Muito obrigado e boa noite a todos”.

Fonte: Mapa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.