Mapa: é cedo para avaliar impacto nas exportações
10 de outubro de 2005
UE: aftosa no Brasil é falta de preparo
13 de outubro de 2005

Aftosa: Rússia impõe barreira temporária a produtos do MS

A Rússia impôs uma barreira temporária às carnes e produtos lácteos do Estado do Mato Grosso do Sul após o registro de um foco de febre aftosa na região, informou o Ministério da Agricultura russo na terça-feira.

A barreira inclui todas as formas de carnes e todos os produtos lácteos, incluindo os processados, bem como ração de bovinos e equipamentos para aves e animais, informou o serviço de assessoria de imprensa do Ministério.

O presidente da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), Marcus Vinicius Pratini de Moraes, disse à Reuters por telefone que a decisão russa foi a esperada pelo setor.

“Sabíamos que isso poderia acontecer, mas o fato de ter proibido só do Mato Grosso do Sul minimiza o impacto sobre as exportações brasileiras de carne bovina”, disse o dirigente, que está em Colônia, na Alemanha, participando da Anuga, feira internacional do setor de alimentos.

Segundo ele, como os frigoríficos exportadores possuem unidades em vários Estados brasileiros, eles têm condições de redirecionar a produção e manter a oferta para o mercado russo, apesar de o Mato Grosso do Sul ser um Estado importante em matéria de oferta, já que abriga o maior rebanho do país.

Fonte: RIA Novosti e Reuters (Por Aleksandras Budrys e Marcelo Teixeira), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.