Criadores da raça senepol criam portal para fomentar negócios
28 de abril de 2017
Criador espanhol volta às origens para produzir a “melhor carne do mundo”
28 de abril de 2017

Aftosa: vacinação começa dia 1° em MT

Pecuaristas matogrossenses realizam a partir de segunda-feira, 1° de maio, a imunização de todo rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, em todo o Estado. Pela primeira vez a etapa principal da vacinação é realizada no primeiro semestre. A transferência de novembro para maio atende a uma demanda antiga do setor produtivo.

Há mais de 20 anos o Estado não tem registro de febre aftosa em seu território. Agora, Mato Grosso caminha para a obtenção do status sanitário de livre de aftosa sem vacinação, mas para isso é preciso realizar mais nove etapas da campanha de imunização para completar todos os requisitos estabelecidos pelas autoridades para eliminar qualquer possibilidade de circulação do vírus no território.

O médico veterinário e diretor-técnico da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Francisco De Sales Manzi, afirma que a vacinação de todo o rebanho é indispensável para manutenção do status sanitário do Estado de livre de aftosa com vacinação. “Daqui até 2021, todas as orientações das autoridades devem ser seguidas a risca, como o pecuarista sempre fez, para só então se extinguir a vacinação”, analisa.

Sobre a inversão do calendário, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) adotaram a medida em resposta a um pedido antigo dos pecuaristas. A expectativa é que a perda de peso dos animais seja menor, ou pelo menos a recuperação mais rápida em maio. Neste período, depois das chuvas, os animais estão mais gordos e o pasto é mais farto, o que facilita a engorda após da aplicação.

Fonte: Acrimat, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.