Atacado -04-07-2018
5 de julho de 2018
Índice de Preços de Alimentos da FAO cai em junho, em grande parte devido ao aumento das tensões comerciais
5 de julho de 2018

Agência reguladora do Reino Unido testa blockchain para inspeção de carnes

A Agência de Padrões Alimentares do Reino Unido (FSA, na sigla em inglês), uma agência de segurança, anunciou na última segunda-feira, 02 de julho, que realizou testes com sucesso um sistema de monitoramento da cadeia de suprimentos baseado em blockchain.

Segundo o artigo publicado pela agência de notícias Coindesk, o teste rastreou a carne produzida em um matadouro de gado sem nome, proporcionando “melhor transparência” em toda a cadeia de fornecimento, de acordo com um comunicado de imprensa. Tanto o matadouro quanto a FSA rastrearam os dados fornecidos no estudo.

O diretor de gerenciamento de informações da FSA, Sian Thomas, disse em comunicado que sua agência acredita que “a tecnologia blockchain pode agregar valor real a uma parte da indústria alimentícia”.

Um matadouro em particular foi escolhido porque seu “trabalho exige muita inspeção e comparação de resultados”, disse ele.

“Nossa abordagem tem sido desenvolver padrões de dados com a indústria, o que tornará a teoria realidade e eu estou muito feliz por podermos mostrar que a blockchain realmente funciona nesta parte da indústria de alimentos. Acho que há grandes oportunidades agora para indústria e governo trabalharem em conjunto para expandir e desenvolver esta abordagem.”

Após o piloto, programas adicionais serão testados agora em julho para fornecer aos agricultores acesso a dados sobre seus animais.

Embora esse teste possa ter sido a primeira vez que a agência reguladora usou uma blockchain para monitorar as cadeias de fornecimento de alimentos, vários varejistas já começaram a experimentar o caso de uso. Walmart, JD.com, Alibaba, Cargill e CBH Group são apenas algumas das empresas que estão usando blockchain para rastrear alimentos.

Fonte: Coindesk.

Os comentários estão encerrados.