MG: ExpoZebu encerra com novos recordes
14 de maio de 2003
MAPA vai auditar certificadoras do SISBOV
16 de maio de 2003

Agregar Carnes surte primeiros efeitos no RS

O início das atividades do frigorífico do Salso, localizado no bairro Fragata, nas antigas instalações do matadouro Ruas, é uma das primeiras conquistas na Zona Sul do programa de recuperação dos frigoríficos do Governo do Rio Grande do Sul, o Agregar Carnes.

A informação é do diretor do Departamento de Desenvolvimento do Setor Agroindustrial (DDSAG) da Secretaria da Agricultura, Hermes Ribeiro de Souza Filho, que assumiu a função em fevereiro deste ano, com a missão de abrir as fronteiras do estado para a cadeia produtiva de carnes.

Ribeiro contou que a empresa é participante do programa, se beneficiando da redução do ICMS de 7% para 2,5% nas operações para fora do estado. Segundo ele, em torno de 180 empresas, entre frigoríficos e distribuidoras, participam do Agregar.

Entre outras ações do departamento, Ribeiro citou os esforços na tentativa de abrir o mercado catarinense para a carne com osso e boi em pé do Rio Grande do Sul, fechado desde o registro de focos de febre aftosa. No ano passado, se conseguiu abrir mercado para a carne sem osso.

Outras questões destacadas por ele, são as tratativas com o governo uruguaio, que mostrou interesse em comprar boi em pé e a tentativa de reverter a alta carga tributária sofrida pelo setor no estado. “A tributação na carne extrapola os 30%, ou seja, de cada 100 bois abatidos, 30 se referem a impostos”.

Fonte: Diário Popular/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.