O comissário de Agricultura da União Europeia (UE), o irlandês Phil Hogan, disse a produtores do País de Gales que a UE removeu uma cota de 78 mil toneladas de carne bovina para o Mercosul na troca de ofertas que os dois blocos devem fazer hoje.
Essa informação foi publicada no site do NFU Cymru, associação agrícola do País de Gales. A porta-voz do comissário de Agricultura da União Europeia limitou-se a dizer que os dois blocos vão trocar ofertas esta semana para abertura de mercados de bens e serviços, incluindo compras governamentais, e não faria outro comentário até as concessões serem analisadas.
Stephen James, presidente da NFU Cymru, contou que Hogan disse a ele e a outros agricultores que o acesso adicional para a carne bovina do Mercosul estava “fora do menu” e seria retirada da oferta que Bruxelas pretende apresentar ao bloco do Cone Sul.
Na mesma linha, o “Irish Farmers Journal” publicou que fonte da Comissão Europeia já tinha confirmado que a proposta de cota com tarifa menor, ou mesmo sem tarifa, para que os países do Mercosul exportassem mais carne bovina para o mercado europeu, fora excluída do acordo, depois da crescente oposição manifestada por ministros de Agricultura de 20 dos 28 países-membros da UE.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.