Rondônia, tragédia na atividade pecuária anunciada e conjectura revelada
24 de junho de 2004
Missão negocia fim do embargo russo
28 de junho de 2004

AgriPoint é “caso de sucesso” em evento sobre portais do conhecimento

A AgriPoint, com seus sites www.agripoint.com.br, www.milkpoint.com.br e beefpoint.com.br, foi escolhida como caso de sucesso em evento realizado no dia 22 de junho, no Hotel Downtown Mercure, em São Paulo – SP.

O evento, organizado pela empresa Sala 21 e tendo a coordenação do professor Marcos Cavalcanti, da COPPE/UFRJ, teve o objetivo de analisar a nova era em que vivemos, denominada Sociedade do Conhecimento, bem como de trazer os casos bem sucedidos de empresas na área de internet.

Com a palestra “O que é Sociedade do “Conhecimento” e o que isto tem a ver com o meu negócio?”, o Prof. Cavalcanti mostrou exemplos de gestão eficaz do conhecimento nas empresas e como isso afeta o resultado e o posicionamento delas no mercado que se abre no século XXI.

O consultor Hermano Cintra, da TerraForum Consultores, empresa especializada em consultoria no desenvolvimento de portais corporativos, abordou o tema ” O que um Portal pode fazer pela sua organização. Elementos essenciais a sua estrutura e ferramentas alternativas para diferentes objetivos”.

Completando a primeira sessão, o consultor René Birocchi, que esteve à frente da IUVB, primeira universidade virtual brasileira, apresentou a palestra “E-Learning nos Portais do Conhecimento: demanda e carências dos Portais brasileiros em instituições públicas e privadas, escolas e empresas”, abordando o e-learning como ferramenta de educação e treinamento, desenvolvimento e Gestão do Conhecimento e outros temas.

À tarde, foram avaliados os seguintes casos:

AgriPoint – Gestão do Conhecimento no Agronegócio. Os portais MilkPoint e BeefPoint surgiram numa época de boom de portais de agronegócio. Como a utilização da Gestão do Conhecimento, numa estratégia planejada para o longo prazo possibilitou a solidificação destes portais como canais de comunicação e informação em seus respectivos setores. Resultados: 27.000 leitores em cada site, com crescimento de mais de 1000 pessoas por mês; e-learning: experiência de 4 anos, crescendo a taxas superiores a 60% ao ano; As particuliaridades da internet: transformando barreiras em vantagens. Como o foco em Gestão do Conhecimento se transformou no grande diferencial de Qualidade dos portais da AgriPoint. A palestra foi proferida por Marcelo Pereira de Carvalho, diretor da AgriPoint.

Siemens – INOVAÇÃO: a palavra de ordem da competitividade se ampara na Gestão do Conhecimento. Como a Siemens, através de seu Portal, fomenta Pesquisa & Desenvolvimento através da prospecção tecnológica e gerenciamento do conhecimento na empresa para atingir seus objetivos de inovação em produtos e serviços numa incessante busca por idéias novas. A palestra foi proferida por Márcia B. Cavalcante, Gerente de Gestão de Tecnologia da Siemens.

Educa Terra – Como conciliar tecnologia e fluxo com o tradicionalismo da cultura do ensino. O sistema educacional brasileiro, público e privado e algumas questões relevantes a serem consideradas na concepção de um site de educação. Os objetivos e a estruturação do site Educa Terra, responsável online dos mais de 70.000 funcionários da Telefônica no mundo; Aspectos desenvolvidos a partir da colocação do site do ar e do contato com o público; Projetos e planejamento para desenvolvimento contínuo do site. A palestra foi proferida por Glaucia Carmona, do Portal Educa Terra.

Sabesp – Migração para um Portal Corporativo: A importância de um planejamento perfeito para não comprometer os recursos de troca de informação e conhecimento. Diferenças entre “intranet” e “portais” e as contribuições de cada ferramenta para a empresa; Entendendo os diferentes públicos/ comunidades: lidando com as diferentes linguagens e encontrando regiões de convergência para agregar valor aos trabalhos de cada público; Portal de integração; portal de serviços; portal corporativo e Portal do “Conhecimento”; Caso Sabesp: Planejamento “passo a passo” para criação do “Portal do Conhecimento”. A palestra foi proferida por Karen Matos, responsável pela implantação do portal corporativo da empresa.

A AgriPoint agradece e parabeniza a todos os seus colaboradores e leitores, pois esse reconhecimento é mérito de todos aqueles que participam das comunidades AgriPoint, BeefPoint e MilkPoint!

Os comentários estão encerrados.