A Formação Continuada AgriPoint atingiu a significativa marca de mais de cinco mil inscrições de treinamentos vendidas por meio de mais de 50 cursos online oferecidos.
Pioneira e inovadora em treinamento online para o agronegócio, a AgriPoint (www.agripoint.com.br) se especializou em disponibilizar informações e conhecimento sobre as tendências da produção e do mercado no Brasil e no mundo, com o objetivo de aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade das cadeias da carne e do leite.
A evolução da plataforma de treinamento online AgriPoint neste período foi significativa, garantindo melhorias e benefícios para seus usuários. As ferramentas utilizadas oferecem resultados efetivos de aprendizado, maior agilidade na troca de informações e mais eficiência na fixação do conhecimento, além de atenderem aos conceitos pedagógicos para o ensino a distância.
“Nestes últimos anos, estamos incorporando melhorias em nossa plataforma de ensino a distância, buscando oferecer treinamentos eficientes no ensino e na aplicação dos conceitos”, enfatiza Renato Zanetti, zootecnista e coordenador dos treinamentos online da AgriPoint, que tem acompanhado as tendências deste setor e incorporado os novos resultados de pesquisas em educação a distância nos treinamentos AgriPoint.
Estas melhorias têm sido percebidas pelos usuários. Hélio Cabral Júnior, produtor de leite e de ovinos de corte em Governador Valadares, MG, utilizou os treinamentos AgriPoint quatro vezes e destaca: “A possibilidade de interação e troca de experiências com o professor e colegas das mais variadas localidades do país e do exterior por meio do Fórum de Debates e das Conferências Online é o principal fator que torna o aprendizado extremamente dinâmico, eficiente e gratificante”, avalia.
Segundo Hélio Cabral, a praticidade e aplicabilidade das informações são totais. “Isto acontece porque os alunos estão ligados ao tema e têm algum tipo de experiência prática”, conclui.
Não apenas alunos brasileiros compõem estas mais de cinco mil inscrições vendidas. Participantes de 12 países também utilizaram os treinamentos AgriPoint para se manter atualizados, mostrando que a barreira geográfica (e de idioma) não se mostram um dificultador para adquirir informação. Alunos do Chile, Argentina, Paraguai, Bolívia, Uruguai, México, Venezuela, Colômbia, Portugal, Angola, Estados Unidos e Israel já utilizaram os treinamentos online AgriPoint.
Para Carlos Pombares, de Luanda-Kahama, Angola, a AgriPoint tem um papel importante para sua formação profissional. “É de grande justiça reconhecer a elevada qualidade técnico-científica do conteúdo, a esquematização temática dos diferentes módulos e o tratamento das questões em sistema de conferência. Reitero meu reconhecimento à AgriPoint, instrutores e a toda a equipe de colaboradores pelo profissionalismo e por terem me indicado um caminho mais certo”, avalia.
Outros segmentos da cadeia produtiva de leite e corte, e não apenas produtores, consultores e alunos, vêm utilizando a AgriPoint para se atualizar. Indústrias de insumos para agricultura, pecuária e laticínios estão utilizando cada vez mais esta forma de ensino e ferramenta de informação. Um exemplo é a joint-venture entre Fonterra e Nestlé, a DPA, que utilizou dois treinamentos sobre composição e qualidade de leite para atualizar sua equipe de mais de 60 profissionais localizados numa grande área do território nacional.
Confirmando a tendência do resultado, o produtor de leite de Lins, SP, Cilmar Machado dos Santos, afirma: “A Conferência Online é de real interação entre alunos, professor e convidados especiais. Podemos nos conhecer melhor, trocar informações, dar e ouvir opiniões na busca de um melhor entrosamento e aperfeiçoamento”, avalia o aluno que está indo para seu sétimo treinamento AgriPoint.
Para ele, outra ferramenta disponibilizada para a interatividade entre alunos, instrutores e participantes também é de grande importância: “O Fórum de Debates é excelente! Todas as perguntas são respondidas pelo professor. Por meio dele, verdadeiramente se pratica a máxima em que se deve partir de onde o aluno está. Só temos a lucrar e a crescer com isso”, conclui Cilmar Machado.
A interatividade entre os alunos e os instrutores, possibilitando um efetivo aprendizado e a aplicação das informações no dia-a-dia também é uma característica percebida por aqueles que são instrutores dos cursos, como a opinião do Dr. Marcos Veiga, professor do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ/USP: “Os cursos online da AgriPoint são excelentes oportunidades de formação continuada para técnicos, alunos e produtores que desejam ter aprofundamento no conhecimento disponível e na melhoria da sua formação técnica”. Para ele, o custo deste método de treinamento é muito mais baixo que os sistemas convencionais de formação técnica, sendo outra vantagem importante.
Além dos atuais treinamentos voltados para a produção de leite e carne, a AgriPoint lançou, este ano, cursos focados no Desenvolvimento Pessoal. São temas destinados a melhorar habilidades pessoais e profissionais, como Estratégias de Negociação e Gestão do Tempo. “Além destes dois temas, vamos oferecer outros com foco no desenvolvimento da pessoa. Vamos dar uma atenção especial às características necessárias para aumentar a eficiência profissional e satisfação pessoal”, esclarece Zanetti.
Os treinamento online AgriPoint seguem os mesmo passos do sucesso dos sites MilkPoint e BeefPoint, que vêm crescendo em número de usuários utilizando conteúdo de alto nível, discussão permanente e informação para todos envolvidos com a cadeia do leite e da carne. Ambos os sites têm hoje mais de 46.000 usuários cadastrados em todos os elos das cadeias do leite e da carne bovina. O MilkPoint ganhou por três vezes o Troféu Agroleite como melhor portal do setor leiteiro, conferido pela Cooperativa Castrolanda.