Paraná: comitivas da China e da Coréia visitam o Estado
3 de fevereiro de 2003
MS: Cadeia da Carne define estratégias para 2003
5 de fevereiro de 2003

Agro Zurita faz oferta pioneira de Simental de linhagem sul-africana

O criador de gado e presidente da Nestlé, Ivan Fábio Zurita, promove o Leilão Inovação, em Araras, no dia 15 de março.

Pela primeira vez no Brasil, um pregão vai incluir na sua oferta também gado Simental de linhagem sul-africana. Dia 15 de março próximo, o criador e empresário Ivan Fábio Zurita promove o Leilão Inovação e coloca em negócio um total de 25 lotes, sendo 10 embriões, 15 animais e o chamado “Lote 1”, que corresponde a 5 cotas do touro Optimal, adquirido por preço recorde no Canadá no ano passado.

O leilão, produzido pelo Banco de Eventos, tem como cenário a Fazenda Belmonte, localizada em Araras, no interior paulista, que pertence a Zurita. Ele é presidente da Nestlé no Brasil.

Criador há 10 anos, Zurita foi o primeiro no país a apostar na qualidade e na rusticidade do simental originário da África do Sul. Em 2001, ele fez a importação pioneira.

Segundo Antonio Carlos Pinheiro Machado Júnior, responsável pela seleção dos lotes para o leilão e também pela escolha dos animais importados por Zurita, a linhagem sul-africana revela tolerância ao calor, o que facilitou a sua adaptação ao Brasil. “O animais sul-africanos têm pêlo curto, são bem pigmentados e fornecem uma carcaça excepcional”, informa ele.

Segundo Pinheiro Machado, é a primeira vez que os criadores terão acesso a uma quantidade maior de lotes da linhagem sul-africana em um só pregão. “Até hoje, houve oferta somente de prenhezes dessa linhagem no Brasil”, diz.

Pinheiro Machado informa que a Agro Zurita, de propriedade do presidente da Nestlé, possui cerca de 5 mil doses de sêmen de Optimal estocadas e que foram coletadas no Canadá, país no qual Zurita adquiriu o animal numa disputa acirrada com criadores dos EUA, Canadá, México e Brasil. “Cada ampola será comercializada a R$ 200”, revela Pinheiro Machado.

Segundo ele, o cotista terá direito a 100 doses de sêmen ao ano do touro durante toda a vida útil do animal, mais 10% do rendimento da comercialização do sêmen.

Outros destaques em Araras são duas novilhas da “família” Fiona de Simental, originária da África do Sul. Elas serão apresentadas em lote duplo e, na batida do martelo, o comprador terá o privilégio da escolha de uma ou de outra.

“Será um dos pontos altos do leilão. Somente a venda de embriões dessas duas novilhas rendeu R$ 600 mil para a Agro Zurita no ano passado”, afirma Pinheiro Machado.

Na oferta de embriões, Pinheiro Machado dá destaque para duas novilhas importadas recentemente por Ivan Fábio Zurita. “São de outra linhagem sul-africana, a Pedodi, que é igualmente conhecida nas fazendas do Canadá e dos EUA”, adianta Pinheiro Machado.

Fonte: Banco de Eventos

Os comentários estão encerrados.