Fechamento 12:57 – 25/02/02
25 de fevereiro de 2002
Sindan terá direção colegiada
27 de fevereiro de 2002

Agroindústria gaúcha analisa política da UE

Produtores sulinos de carne, leite, grãos, frutas, legumes e derivados poderão conhecer a política de importação desses produtos adotada pela União Européia. O Sistema de Preferências Generalizadas (SPG) do bloco é um dos principais temas do Agrobrasil 2002, evento que se realiza em Curitiba entre hoje e quinta-feira.

O Agrobrasil é um encontro de negócios e seminários técnicos sobre a agroindústria, promovido pelo Centro de Integração de Tecnologia do Paraná (Citpar), órgão do governo estadual, e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). Será realizado no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep), com a presença de produtores de todo o Estado e também do Sul do país, interessados em ampliar suas exportações aos países europeus.

O seminário sobre o SPG será ministrado por três técnicos da Comissão Européia e um do Ministério do Desenvolvimento brasileiro. O sistema foi adotado em 1995 pelos 15 países da Europa ocidental que integram o bloco.

O SPG oferece preferência para importação, por meio de redução de tarifas, para produtos de 90 países em desenvolvimento, entre eles o Brasil. Tenta privilegiar nações que adotam políticas de combate à produção e tráfico de armas e drogas, ao trabalho infantil e programas de defesa do meio ambiente, temas que interessam aos consumidores médios europeus, que preferem até pagar um pouco mais caro por produtos ecologicamente corretos e com selo de proteção ambiental.

Os benefícios oferecidos pela União Européia variam para cada produto e dependem do grau de concorrência que eles representam para produtores europeus. “Se um brasileiro quiser vender vinho à França, por exemplo, vai enfrentar muitas restrições e uma tarifa de importação altíssima”, exemplifica o coordenador do Agrobrasil, Amilcar Badotti Garcia.

O evento vai promover também, durante dois dias, encontros de negócios entre empresários europeus, chilenos e argentinos com brasileiros, com o objetivo de analisar as perspectivas de exportação em bloco, do Mercosul. O critério são interesses comuns e afinidade de atividades. As reuniões contarão com estrutura de comunicações e intérpretes, para facilitar o entendimento dos participantes.

Esses encontros são promovidos pelo Programa AL-Invest, criado em 1995 pela Comissão Européia e que tem o Citpar como parceiro brasileiro. Há cerca de 130 empresas inscritas: 90 do Brasil, 40 européias (da Alemanha, Espanha, França, Itália, Bélgica e Portugal), uma da Argentina e uma do Chile.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Valmir Denardin), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.