A participação da soja nas exportações do setor para a China passou de 74,3% de janeiro a abril do ano passado para 83% no mesmo período deste ano. O segundo produto da pauta de exportação do agronegócio brasileiro para a China é a celulose e o terceiro é a carne de frango. Outros produtos importantes do agronegócio brasileiro, como as carnes bovina e suína, além de açúcar e suco de laranja, ainda não têm participação expressiva nas exportações do setor para o mercado chinês.
A participação das exportações do agronegócio brasileiro para o mercado chinês na balança comercial cresceu de 58,1% de janeiro a abril do ano passado para 63,6% em igual período deste ano. Os cálculos foram feitos com base nos dados do Ministério da Agricultura, que apontaram um crescimento de 36,1% na receita das exportações brasileiras de produtos agropecuários para o mercado chinês, que passaram de US$ 3,6 bilhões nos primeiros quatro meses do ano passado para R$ 4,9 bilhões nos mesmos meses deste ano. No período, a receita das exportações totais do agronegócio brasileiro aumentou 27%, passando de US$ 6,213 bilhões para US$ 7,730 bilhões.
Os dados do Ministério de Agricultura mostram que um grupo de nove produtos respondeu por 98,5% das exportações do agronegócio para o mercado chinês. A participação da soja nas exportações do setor para a China passou de 74,3% de janeiro a abril do ano passado para 83% no mesmo período deste ano. O mercado chinês absorveu 48% dos embarques totais da soja brasileira para o exterior nos primeiros quatro meses deste ano, ante 43% no mesmo intervalo de tempo do ano passado.
O segundo produto da pauta de exportação do agronegócio brasileiro para a China é a celulose e o terceiro é a carne de frango, cujas vendas cresceram 39,4% em volume (para 76,3 mil toneladas) e 32,1% em receita (para US$ 152 milhões).
Outros produtos importantes do agronegócio brasileiro, como as carnes bovina e suína, além de açúcar e suco de laranja, ainda não têm participação expressiva nas exportações do setor para o mercado chinês. Um segmento que a cada ano vem conseguindo ganhar mercado é a cotonicultura. No ano passado a China absorveu 28% das exportações do setor, ante 11,2% em 2010.
Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pelaEquipe BeefPoint.