Crise financeira e política enfrentada pela Secretaria de Defesa Agropecuária
24 de setembro de 2013
Propriedades de cinco estados diferentes levam IV Prêmio Produzindo Certo
24 de setembro de 2013

Agronegócio será responsável por metade da expansão do PIB brasileiro

Do crescimento de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado pelo mercado para este ano, segundo o Boletim Focus do Banco Central (BC) mais recente, um pouco mais de um ponto porcentual virá da agroindústria.

Quase a metade da expansão da economia deste ano virá do agronegócio, que tem como carro-chefe a soja. Com recordes seguidos de produção, o grão deve levar o País a uma posição inédita. Na safra 2014, que começa a ser plantada este mês, o Brasil poderá ser o maior produtor e exportador mundial de soja, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

A produção brasileira esperada de 88 milhões de toneladas de soja para 2014 deve superar a safra dos EUA, de 85,7 milhões de toneladas, que está em fase final e foi afetada pela seca.

Do crescimento de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) estimado pelo mercado para este ano, segundo o Boletim Focus do Banco Central (BC) mais recente, um pouco mais de um ponto porcentual virá da agroindústria, calcula o diretor de pesquisa da consultoria GO Associados, Fabio Silveira.

Nas suas projeções, ele considerou o PIB do agronegócio de 2012 em R$ 989 bilhões e a estimativa de crescimento para o setor de 5% para este ano, ambos dados da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA). Se as estimativas de crescimento se confirmarem, o PIB do agronegócio deve somar R$ 1,038 trilhão em 2013 e responder 23% de toda a riqueza gerada no País.

Enquanto a indústria patina e o varejo desacelera, as evidências da força do agronegócio para tracionar outros setores da economia já aparecem nas vendas de insumos. Se não houver nenhum imprevisto até dezembro, as vendas de tratores de rodas neste ano serão recordes, afirma o diretor de Vendas da Agrale, Flávio Crosa.

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. João Cunha disse:

    Caros srs.
    Alguns idiotas ainda falam que a agricultura familiar é que sustenta o pais, que o mst é o grande gerador de comida na mesa do povo brasileiro. Há um ditado muito apropriado para esses sem-noção; “O pior cego não é o que não enxerga, mas o que não quer ver”.