Apresentações sobre o programa CFM de melhoramento genético das raças Nelore e Montana, cruzamento industrial, alimentação a pasto, manejo de qualidade, mercado da carne bovina, entre outros temas relacionados à cadeia produtiva, integram a programação do Dia de Campo que a Agropecuária CFM realizará no dia 27 de julho, a partir das 08 horas, em suas propriedades em Pontes Gestal (SP) e Magda (SP).
O Dia de Campo da CFM faz parte do programa de visitas monitoradas da empresa, que abre as porteiras das fazendas para visita de pecuaristas interessados em conhecer melhor os programas de melhoramento genético da CFM. “Essa é uma excelente oportunidade para os produtores conhecerem em detalhes a produção, cuja principal finalidade é obter melhor remuneração a baixo custo, e informações atuais sobre genética e produção de carne bovina de qualidade”, explica Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da empresa.
A primeira visita acontece pela manhã, na Fazenda São Francisco (Magda/SP), propriedade onde a CFM seleciona a raça Nelore 100% a pasto. Os participantes acompanharão estações técnicas para identificar as principais características produtivas dos touros, matrizes e progênies, levando em consideração a avaliação das DEPs (Diferença Espera por Progênie) positivas para ganho de peso, precocidade, fertilidade, musculosidade, entre outras e o impacto econômico que o uso de touros melhoradores pode trazer para a fazenda.
No período da tarde, em Pontes Gestal (SP), os pecuaristas conhecerão a infra-estrutura da Fazenda Guariroba, onde a CFM investe na seleção da raça Montana. O programa considera os resultados das DEPs para várias características econômicas como peso a desmama, musculosidade, precocidade e perímetro escrotal, entre outras. Além das avaliações, os participantes obterão informações sobre cruzamento industrial utilizando as raças Nelore e Montana. Este sistema de produção é uma poderosa ferramenta para o produtor conseguir melhor retorno financeiro de sua propriedade. “O choque de sangue entre o Montana e outras raças proporciona ao mercado um animal mais precoce com carne diferenciada de maior aceitação no mercado mais exigente”, explica Teixeira.
Além de atualizar conhecimentos e rever conceitos de produção, os pecuaristas também conhecerão animais que serão comercializados no MegaLeilão Nelore CFM e dos Franqueados Montana, o maior evento comercial da pecuária certificada, que ocorrerá entre os dias 16 e 19 de agosto, em Mirassol (SP). Serão vendidos 1.100 animais, entre touros e fêmeas Nelore CFM com genética comprovada e 200 touros da raça Montana. Todos os animais são certificados com o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), disponibilizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aos melhores animais da CFM e do Programa Montana.
Os interessados em conhecer o programa de melhoramento genético, as fazendas e o sistema de produção a pasto da CFM devem entrar em contato pelo formulário abaixo.