O presidente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), José Olavo Borges Mendes, membro do Fórum de Líderes Empresariais Gazeta Mercantil, acredita que o setor agropecuário garantirá um superávit na balança comercial brasileira. Ele é líder setorial, eleito em 1997. A crença dele está baseada nos primeiros números deste ano, referentes à movimentação das exportações brasileiras, principalmente de carnes.
A agricultura e a pecuária apresentam, no relatório de fevereiro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), números em expansão. A cadeia produtiva e a indústria de alimentos tiveram bom desempenho, que poderá ser mantido ao longo do ano e até melhorado.
Segundo Mendes publica na revista da entidade que dirige, editada em Uberaba (MG), o volume de carne bovina in natura exportada em janeiro foi quase 72% maior do que o volume de vendas para o exterior no mesmo período do ano passado. O Brasil exportou 30 mil toneladas de carne bovina in natura, em janeiro deste ano. Em 2001, no mesmo período, foram pouco mais de 17 mil toneladas. O aumento nos embarques foi de quase o dobro.
O líder do Fórum vê o Brasil obtendo aos poucos credibilidade no mercado internacional em relação à qualidade do nosso produto. Além do bom trabalho dos pecuaristas, do Mapa e da iniciativa privada, a carne leva o consumidor internacional a confiar cada vez mais no produto brasileiro, principalmente por causa da característica do rebanho, criado a pasto.
A pecuária bovina brasileira é formada por 80% de exemplares que têm a genética de raças zebuínas. O detalhe é que o zebu é a espécie que melhor sobrevive em um regime alimentar à base de pastagens.
Mendes acredita que mesmo com possíveis efeitos relacionados com a campanha presidencial, a pecuária bovina poderá ter um ano muito bom. Pode até acontecer de ocorrer uma ligeira diminuição no crescimento do setor, mas tudo indica que será outra vez positivo.
A ABCZ encaminhou aos candidatos à Presidência da República os principais problemas do setor de produção rural. Além disso, apontou a cada um dos candidatos as sugestões e os caminhos que devem ser percorridos para manter e até melhorar ainda mais a performance da pecuária brasileira.
Marketing
No bojo das sugestões, os pecuaristas informam aos candidatos a importância de incrementar as campanhas de marketing das carnes brasileiras. Acham que é necessário chamar a atenção do mundo inteiro para o produto brasileiro, que tem qualidade testada e aprovada. José Olavo Mendes recomenda o fortalecimento da imagem da carne bovina brasileira no exterior. Segundo ele, não basta estar convencido de que o produto nacional é o melhor. É fundamental saber provar isso aos atuais e futuros clientes.
A entidade levou também aos candidatos uma apreensão do produtor rural, que não tem total tranqüilidade para trabalhar por causa das ameaças de invasões e o desrespeito ao direito de propriedade.
“Levamos também a preocupação sobre os projetos que, em nome da necessária e obrigatória preservação ambiental, acabam por atropelar a expansão de terras produtivas”, disse, acrescentando que foi pedido também aos candidatos “bom senso e alternativas que ofereçam um ponto de equilíbrio entre a preservação ambiental e a necessidade de produzir mais e melhor”.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Alberto Sena), adaptado por Equipe BeefPoint