Com crescimento de 2,6% no primeiro trimestre em relação ao último de 2004, a agropecuária foi o setor com o melhor desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) e registrou seu melhor resultado desde o quarto trimestre de 2003.
De acordo com o IBGE, as safras de soja e de arroz são as lavouras que mais influenciam o resultado dos três primeiros meses do ano, período em que são colhidas.
Rebecca Palis, gerente das Contas Nacionais do IBGE, disse que, apesar da quebra de safra provocada pela estiagem, a produção nas lavouras está maior do que no ano passado, influenciando positivamente o PIB.
Ela ressalta que a produção neste ano está menor do que a estimada inicialmente, especialmente por causa da seca no Rio Grande do Sul, mas que, ainda assim, supera a de 2004.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2004, a expansão da agropecuária foi de 4,2%. O peso da agropecuária é de apenas 10% no PIB.
O lado que cresce
Se o setor de grãos não vai bem, mostrando queda, o mesmo não ocorre com a produção de carnes e de laticínios, setores nos quais o Brasil vem aumentando, inclusive, as vendas externas.
O Brasil se tornou líder nas exportações mundiais de carnes bovina e de frango no ano passado, graças aos preços competitivos e ao aumento de produção. No primeiro trimestre deste ano, esse cenário voltou a se confirmar. Mas, como no setor de grãos, os preços internos das carnes não são bons, o que tem elevado o tom das reclamações dos produtores.
Fonte: Folha de São Paulo, adaptado por Equipe BeefPoint