Além dos oito processos que sofre no âmbito da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a JBS pode ser processada pela Advocacia-Geral da União (AGU), afirmou na noite desta terça-feira a advogada-geral da União, ministra Grace Mendonça, que participou de evento com investidores em São Paulo.
A CVM investiga supostas irregularidades envolvendo a JBS por operações no mercado financeiro (compra de ações e dólar usando informação privilegiada) dias antes da divulgação da delação premiada de seu principal executivo, Joesley Batista.
Segundo a ministra, a AGU apenas aguarda levantamento de mais informações da CVM para entrar com ação contra o frigorífico dos irmãos Batista. “(…) já aguardamos o levantamento da CVM porque, se essas operações [financeiras] tiverem algum tipo de vantagem, buscaremos ressarcimento. A partir do momento que for comprovado algum dano ou prejuízo para o sistema [financeiro], a
AGU tem competência, sim, para mover ações e buscar reparação de prejuízo causado”, disse Grace.
Ela acrescentou que a instância que receberá a ação da AGU será definida tão logo o órgão receba subsídios processuais da CVM. “É uma avaliação que sendo feita conjuntamente com a CVM”, acrescentou a ministra.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.