O semiconfinamento apresenta várias vantagens. Entre elas, destacam-se: redução do período de terminação, melhora no acabamento das carcaças produzidas, comercialização de animais num momento mais favorável, aproveitando a valorização decorrente da escassez de animais prontos para abate, aumento da taxa de desfrute da propriedade e baixo investimento financeiro.
O fator de maior importância para o sucesso do semiconfinamento é a oferta adequada de forragem. A qualidade, bem como a oferta das forragens, além de ser dependente dos fatores climáticos, sofre grande influência da disponibilidade de nutrientes no solo e do “manejo” de pastejo adotado. Estas duas últimas situações podem ser modificadas, diminuindo os efeitos negativos da primeira.
A decisão de engordar bovinos em sistemas de terminação baseado em pastagens, utilizando-se a suplementação alimentar com concentrado, depende de uma série de variáveis, como condições peculiares de cada região e propriedade, como também de mercado. Neste sistema, o produtor consegue evitar a perda de peso durante a seca, mantendo o gado em um sistema semiextensivo, em pastagem previamente reservadas, fornecendo-lhes uma suplementação alimentar rica em proteína, energia e minerais.
Participando do curso online Semiconfinamento de bovinos de corte, o aluno aprenderá como é possível reduzir a idade de abate de seus animais sem fazer os grandes investimentos das instalações de confinamento, entenderá como utilizar essa alternativa de terminação no período da secas e poderá se planejar para as próximas estações e saberá como é possível melhorar o acabamento dos animais comercializados na entressafra.
Este treinamento já está com inscrições abertas. Clique aqui para fazer sua inscrição e conheça as novidades!