Como ultrapassar o falso dilema produção versus comercialização?
8 de agosto de 2005
Irlandeses reclamam de importação de carne brasileira
10 de agosto de 2005

Alagoas apresenta fundo de combate a aftosa

Alagoas obteve ontem mais um avanço em sua campanha pela erradicação da febre aftosa: o Fundo Privado de Apoio à Pecuária do Estado de Alagoas (Fundap), cujo objetivo é a arrecadação de recursos para ações que desenvolvam a pecuária alagoana. Criado no dia 11 de julho, o Fundap foi apresentado aos pecuaristas locais com uma exposição do presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Edílson Maia, ontem, no Fórum Permanente da Agropecuária Alagoana, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal).

Segundo Maia, uma das principais funções do fundo será destinar recursos para ações emergenciais de defesa sanitária em Alagoas, dentre elas o combate à aftosa. “Esse fundo vai funcionar como um seguro de nossa atividade. Por exemplo, em um caso onde o governo não dispuser de fundos para a defesa animal, nós disponibilizaremos o subsídio”, explicou.

A criação do Fundap é uma exigência do Mapa para que o estado seja considerado zona livre de aftosa. Ainda que não registre casos da doença há seis anos, Alagoas é considerada zona de risco desconhecido porque ainda não conseguiu atender à principal exigência do ministério: vacinação e declaração de, no mínimo, 80% do rebanho local.

A captação dos recursos será feita junto a entidades públicas, privadas, empresas e produtores rurais que queiram colaborar com o controle da doença.

De acordo com Maia, o fundo também possibilitará a realização de trabalhos e pesquisas de interesse da classe. “Assim, poderemos oferecer apoio técnico-operacional aos órgãos oficiais encarregados da defesa animal”, comentou.

Fonte: Tribuna de Alagoas, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.