Tecnologia é saída para compensar redução de áreas de pastagens
30 de setembro de 2003
Tecnologias promissoras para melhora da maciez e marmorização da carne bovina
2 de outubro de 2003

Alagoas começa segunda etapa de vacinação antiaftosa

A Secretaria Executiva de Agricultura (Seagri) abre hoje, no Hospital Escola Veterinária do Cesmac, a 2a etapa anual da campanha de vacinação contra a febre aftosa em Alagoas. O lançamento acontece logo após a assinatura do contrato que trará Alberto Lira, consultor em defesa sanitária animal, para auxiliar a implantação de um programa visando erradicar a aftosa no Estado.

Em reunião com alguns membros da Comissão de Combate à Febre Aftosa da Seagri, na tarde de ontem (30), Lira afirmou que o trabalho de erradicação da doença pode se desdobrar e fazer com que o Estado avance na classificação, saindo do risco desconhecido até alcançar a classificação de área livre da aftosa.

Para o sucesso do programa, ações como capacitação de técnicos, controle de trânsito de animais e produtos, conclusão do cadastro agropecuário e implantação de equipes volantes de fiscalização, entre outras medidas, deverão estar presentes no cronograma de atividades.

Uma das determinações é a cobertura vacinal acima de 80% por município, índice classificado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como nível significativo para dar uma margem de segurança. Assim sendo, a meta de animais a serem vacinados nesta nova etapa deve ser de 677.154 animais, entre bovinos e bubalinos, visto que o Estado, de acordo com o cadastro de 2002, tem 843.240 bois e 2.203 búfalos.

Fonte: Gazeta de Alagoas, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.