Atendendo recomendação dos técnicos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (SEAP), o secretário Reinaldo Falcão decidiu prorrogar até o próximo dia 25 de maio a primeira etapa da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa em Alagoas, data limite para os criadores comprarem as vacinas. Segundo o secretário, a prorrogação foi necessária por causa das dificuldades encontradas pelas lojas de produtos agropecuários para manter os estoques do produto.
Até esta semana, avalia o diretor-agropecuário da SEAP, Ironaldo Monteiro, foram vacinados mais de 600 mil cabeças no Estado. A meta é repetir a cobertura da última campanha, realizada em outubro do ano passado, quando foram imunizados cerca de 800 mil animais. “Estamos muito próximos desse número e acredito que, como as lojas já normalizaram o abastecimento da vacina, teremos uma boa resposta dos criadores nos próximos dias”, analisou.
Segundo Monteiro, a falta de vacinas nas lojas agropecuárias de Alagoas é decorrente do crescimento da demanda pelo produto. “Por um lado houve uma redução no número de laboratórios que produzem a vacina contra a aftosa e, por outro, houve um aumento do consumo. Estados como o Rio Grande do Sul voltaram a vacinar e o Brasil também passou a exportar a vacina. Por isso as lojas tiveram dificuldades de atender todos os pedidos”, explicou.
O secretário Reinado Falcão reforça o apelo para que nenhum criador deixe de imunizar seus animais. “Quem tiver dificuldade em encontrar a vacina, procure a SEAP, que nós vamos orientar. “Alagoas precisa avançar no controle da doença”, enfatizou.
Fonte: Gazeta de Alagoas, adaptado por Equipe BeefPoint