Abastecendo o mundo
31 de outubro de 2003
Brasil deverá começar a exportar para os EUA em 2004
4 de novembro de 2003

Alagoas prorroga vacinação da segunda etapa

A Secretaria Executiva de Agricultura (Seagri) de Alagoas chegou a anunciar a prorrogação por 15 dias da segunda etapa anual da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Mas depois dos cálculos refeitos, a decisão final, anunciada na sexta-feira (31), foi de ampliar o prazo até o dia 30 de novembro, ou seja, por 30 dias.

Iniciada no dia 1o de outubro, a imunização deveria terminar na sexta-feira. A prorrogação teria sido motivada por diversos fatores: falta de vacinas em algumas lojas, atraso na entrega de documentos aos criadores e realização do novo cadastro pecuário do Estado.

Segundo o diretor agropecuário da Seagri, o veterinário Ironaldo Monteiro, a vacinação foi prorrogada, principalmente, devido ao trabalho de atualização do cadastro pecuário. “A secretaria está aproveitando o período de vacinação para atualizar o cadastro agropecuário e, como alguns formulários só ficaram prontos agora, a Seagri decidiu prorrogar todo o trabalho por mais 30 dias, para que a coleta de dados seja feita”, esclareceu.

De acordo com balanço parcial da campanha de vacinação, divulgado pela gerente de defesa sanitária animal da Seagri, Paula Nunes, nesta segunda etapa já foram comercializadas mais de 500 mil doses da vacina contra a aftosa em Alagoas. “Esse número corresponde às vacinas que foram comercializadas até o dia 21 de outubro, mas, com base neles, acreditamos que já foram vacinados mais de 70% do rebanho, porém essa comprovação nós só teremos no final da vacinação e com a conclusão do cadastro”, ressaltou.

Com a prorrogação, as vacinas contra a aftosa serão vendidas até o dia 30 de novembro nas 69 lojas credenciadas pela Seagri em todo o Estado.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) viu com preocupação a prorrogação. “Esperamos que de fato os motivos sejam apenas estes. Tememos pela apatia do processo. Os criadores, é bom que se esclareça, estão fazendo sua parte e participando ativamente da campanha”, destacou o presidente da Faeal, Álvaro Almeida.

Fonte: Gazeta de Alagoas (por Edivaldo Júnior), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.